Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Boa Vista

Obras e serviços melhoraram a vida dos moradores do Bairro Alto

Ruas de saibro que ganharam novo asfalto em Curitiba. Na imagem Rua Domingos Soares no Bairro Alto - Curitiba, 02/03/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Quase seis mil metros de novo asfalto, revitalização do Parque Histórico da Vilinha, iluminação Bosque Irmã Clementina, nova instalação para Centro de Referência de Ação Social (Cras) Bairro Alto. Essas e outras melhorias foram garantidas às famílias que vivem no Bairro Alto nos últimos três anos e meio, pela Prefeitura de Curitiba.

No bairro vivem mais de 46 mil habitantes e os investimentos foram na infraestrutura local, mas também nos serviços diários de manutenção. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, os serviços de roçada aconteceram em quase 50 mil metros de área, incluindo vias e terrenos públicos.

Também foram realizadas podas de árvores, troca e substituição de lâmpadas em ruas e praças, recuperação e limpeza de 800 metros lineares de caixas de captação, além de quase cem metros de desobstrução de galerias de águas pluviais. Serviços assim minimizam as possibilidades de alagamentos nos dias de chuva forte.

Ciclovias receberam atenção especial. Foram 4,4 mil metros de manutenção e conservação das áreas que ficaram mais seguras para os ciclistas.

Asfalto novo

A partir do plano de recuperação viária da Prefeitura, 15 ruas ganharam asfalto novo. São 5.740 metros de pavimento em ruas que foram requalificadas ou tiveram o saibro substituído pelo asfalto e foram contempladas também com infraestrutura de drenagem.

Foi o que aconteceu com a Rua Rio Araguari, nos 144 metros partindo da esquina com a Rua Rio Juruá e seguindo até o cruzamento com a Rua Rio Pelotas. Lá a poeira e a lama não serão mais problema aos moradores que viram o saibro dar lugar ao asfalto.

Para atender a solicitação de moradores foram implantadas lombadas nas ruas Arthur Ramos, Coronel Domingos Soares e Alberico Flores Bueno. Outras ruas foram contempladas com serviço de tapa-buraco, com 8,9 mil metros de serviço realizado no bairro.

Parque, praça e Bosque

O Parque Histórico da Vilinha foi revitalizado. Recebeu limpeza no lago, melhorias na cancha, novas cestas para a quadra de basquete, além de limpeza nas calçadas e roçadas.

Outro importante espaço do bairro, o Bosque Irmã Clementina, foi recuperado. Houve troca de iluminação, pintura e plantio de 300 mudas de árvores nativas, em parceria com a Associação de Moradores Amigos do Bosque Irmã Clementina.

A Praça da Liberdade, na Avenida Integração, ganhou nova ciclovia, Iluminação e escadaria de acesso.

“São espaços que ficaram mais seguros e atrativos para a prática de exercícios, a recreação e o convívio das famílias”, diz a administradora regional da Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.

Moradora há 50 anos do bairro, a representante da Associação Comunitária de Mulheres do Bairro Alto, Niuza de Jesus Oliveira Sinei, destaca como atual administração melhorou a infraestrutura do bairro.

“Era buraco em tudo que é canto, mas agora não tem mais. O asfalto é novinho, as ruas e as praças bem cuidadas, tem remédio na nossa unidade de saúde e a equipe de lá vem até entregar em casa”, conta Niuza.

Um grande avanço destacado pela moradora não fica no bairro, mas beneficiou famílias da região. Foi a construção de casas no conjunto habitacional Faxinal, para onde foram realocadas famílias do Bairro Alto que viviam em situação de risco.

“Esse prefeito é pelos pobres. Ele trabalha na prefeitura, mas para os bairros, sempre nos atende, até audiência faz para ouvir nossas demandas”, conta a moradora.

Drenagens

Outras obras fundamentais foram o reparo feito na cabeceira da ponte da Rua Madalena Sofia, e uma obra de drenagem na Rua Percy Feliciano de Castilho, com implantação de nova ligação de galeria de água pluvial para substituir as manilhas antigas, que estavam entupidas e haviam provocado erosão no solo.

O bairro ganhou um novo pomar. Com a participação de estudantes de escolas da região foi realizado o plantio de 50 mudas de árvores nativas numa área desocupada, de aproximadamente mil metros quadrados, localizada no encontro das ruas Principal Dois e Rio Iriri, à margem do Rio Atuba.

Cuidando das pessoas

Estão em processo de revitalização os Faróis do Saber João Guimarães Rosa, junto à Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300, e Farol Heitor Stockler de França, anexo à Escola Municipal Araucária. As duas unidades estão sendo transformadas em Faróis do Saber e Inovação, com espaço maker e oficina de criatividade com impressora 3D para a criação de protótipos.

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Alto ganhou novas instalações e agora atende com muito mais qualidade 2,4 mil famílias da região. Fica na Rua Jornalista Alceu Chichorro, 323.

Outra melhoria para as famílias é a reforma do Armazém da Família do Bairro Alto, cuja obra está em andamento.

Prevenindo a dengue

Mutirões de limpeza são constantes. Em um deles, realizados em março, foram recolhidos 82,120 toneladas de lixo retirados pelos caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Em fevereiro, nos dias 17 e 18, outra área do Bairro Alto, a Vila Esperança, já havia recebido ação semelhante. Na época foram recolhidas 22,45 toneladas de entulhos.