As intervenções da Secretaria Municipal de Obras Públicas para conter as cheias na bacia do Rio Belém têm frentes de trabalho nos córregos Santa Bernadete, Henry Ford, Vila Guaíra e Vila Cortume e no Rio Pinheirinho, que recebe as águas desses córregos. Nesta sexta-feira (5/7), o prefeito Rafael Greca vistoriou a etapa da obra na esquina da Avenida Wenceslau Braz com a Rua Luís Gaspari, entre o Parolin e a Vila Guaíra.
No local, as margens do Rio Pinheirinho estão recebendo as estacas que darão sustentação ao muro de contenção. E, ao longo de toda a obra, também estão sendo instaladas caixas de concreto para reter a água que ganha força com as fortes chuvas.
O prefeito exaltou a importância da ação de combate às enchentes que prejudicam as famílias nos bairros Lindóia, Parolin, Fanny, Guaíra e Hauer, por onde passam os rios.
“As obras de macrodrenagem garantem a segurança da nossa gente que sofre com as cheias de córregos e rios. Cada vez mais está melhorando o processo de livramento das enchentes”, disse Greca.
“Quando nós chegarmos no Rio Belém e afundarmos o seu canal, o problema praticamente vai desaparecer”, completou o prefeito.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, explicou que o sistema que está sendo construído vai retardar o fluxo de água dos córregos e do próprio Rio Pinheirinho, que irá desaguar no Rio Belém com menos potencial para causar inundações e estragos.
“Estamos atuando em cerca de três quilômetros com serviços que irão minimizar - de forma significativa – o risco de enchentes do Parolin ao Boqueirão”, disse Rodrigues.
Os vereadores Edson do Parolin, Mauro Bobato, Beto Moraes e Oscalino do Povo acompanharam o prefeito na vistoria das obras.