Quem passa pela Rua Martim Afonso já sente a diferença em transitar no asfalto renovado pelas obras de fresa e recape realizada pela Prefeitura de Curitiba. Os trabalhos estão em fase final, contemplando toda a extensão da via, que liga quatro bairros e por onde circulam dez linhas do transporte coletivo.
Ao todo, a obra contempla mais de 3 km de pavimentação (3,270 metros) da Martim Afonso, desde a Rua General Mário Tourinho até a Rua Kellers, passando pelos bairros Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês e São Francisco.
Na tarde desta terça-feira (3/1), os serviços de fresa e recape, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), haviam alcançado a esquina com a Alameda Prudente de Moraes (São Francisco), tendo completado 84% da extensão da via. Em mais da metade do trecho também já foram realizadas a pintura das faixas.
“Com a restauração da camada asfáltica danificada, reestabelecemos a qualidade estrutural da via, com maior segurança e qualidade no deslocamento dos motoristas e também dos passageiros do transporte coletivo”, diz o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Os serviços, que fazem parte do Programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba, que promove a recuperação da malha viária da cidade, começaram no final de novembro de 2022, em frente à Unidade de Saúde Campina do Siqueira.
Pela Rua Martim Afonso circulam dez linhas do transporte coletivo: 010-Interbairros I (Horário), 020-Interbairros II (Horário), 022-Inter 2 (Horário), 024- Capão Raso/Campinha do Siqueira, 304 – Pinhais/Campo Comprido, 307 – Bairro Alto/Santa Felicidade, 870 – São Braz, 902 – Santa Felicidade-Praça Tiradentes, 979- Santa Felicidade /Praça Tiradentes, 979 - Turismo.
Orientação aos motoristas
As obras tem sido realizadas com bloqueio parcial das três pistas, no sistema pare e siga. Trechos das vias são bloqueados temporariamente e liberados para que os carros possam passar.
A orientação é que os motoristas procurem caminhos alternativos. O cronograma de obras é atualizado conforme as condições do clima.
Mais benfeitorias
Além da requalificação do asfalto, a Rua Martim Afonso recebeu da Prefeitura de Curitiba outras melhorias no seu entorno.
A trincheira da rua, no cruzamento entre as ruas 13 de Maio e João Manoel, recebeu nova pintura e reforço da resina antipichação LINK como parte do programa Rosto da Cidade.
Além disso, a região recebeu melhorias na pavimentação da Rua Kellers, que está mais segura, confortável e atrativa para moradores, turistas e para quem circula pelo local.
A Prefeitura entregou cerca de 500 metros de novas calçadas, mais planas e acessíveis para tornar a movimentação de pedestres mais confortável, parte do Programa Caminhar Melhor, e asfalto novo em 244 metros de extensão (entre as ruas Dr. Muricy e Desembargador Ermelino de Leão).
A Travessa Nestor de Castro, no Centro Histórico da cidade, também recebeu novo pavimento entre as ruas Barão do Serro Azul e Doutor Muricy, somando 322 metros de serviços de fresa e recape.
766 km de asfalto novo
Desde 2017, na gestão do prefeito Rafael Greca, a partir do programa Asfalto Novo, foram realizadas 1.562 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.342 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. São 766,5 km de pavimento renovado por toda a cidade.
As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e aquelas escolhidas pela população, via Central 156 e pelo Programa Fala Curitiba.