Por décadas, os moradores das ruas João Kryzanowski e Raul Kuhn, no bairro Cachoeira, conviveram com os incômodos poeira, buracos e lama. Agora, esse cenário está prestes a se tornar passado. As duas vias estão recebendo pela primeira vez obras de pavimentação e drenagem, graças ao programa da Prefeitura de Curitiba em parceria com o Governo do Estado. A conquista é fruto de um convênio firmado quando Eduardo Pimentel, atual prefeito, era secretário estadual das Cidades, para assegurar completa infraestrutura a vias de pavimento primário.
“A parceria é resultado da harmonia política e de um planejamento sólido que já está transformando o cotidiano da comunidade. É com essa mesma determinação que vamos avançar nos próximos quatro anos, tirando do papel obras importantes e levando mais melhorias e serviços para o dia a dia das pessoas”, afirma Eduardo Pimentel.
O programa e pavimentação transforma ruas de chão batido e sem infraestrutura em vias pavimentadas com qualidade, completas com sistemas de drenagem, galerias de águas pluviais, meios-fios e bocas de lobo. Por onde passa, o programa promove o desenvolvimento local e melhora a qualidade de vida da população. O trabalho é supervisionado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Fim dos buracos na João Kryzanowski
Na Rua João Kryzanowski, 160 metros estão sendo pavimentados entre a David Bodziak e a Raul Kuhn. O aposentado Antônio José da Cruz, de 85 anos, é um dos muitos moradores que comemoram essa mudança.
“Depois de tantos anos convivendo com buracos e lama, agora a alegria é de todos nós. Finalmente, nossa casa vai estar limpa e poderemos entrar e sair com segurança”, conta Antônio.
Por ser uma via estreita, com espaço reduzido para circulação, a pavimentação é feita com paver (blocos de concreto), garantindo acessibilidade e uso compartilhado entre pedestres e veículos. Esse tipo de pavimentação é resistente e ajuda na absorção da água da chuva.
Raquel Britto, dona de casa, lembra das dificuldades em dias de chuva: “O saibro encharcado fazia os carros derraparem. Entrar e sair da rua era arriscado. Essa obra é uma maravilha, traz mudanças na saúde, acessibilidade, conforto, segurança e valorização da rua”, comenta.
Os serviços, iniciados em outubro pela implantação do sistema de drenagem, têm previsão de conclusão para o fim de fevereiro.
Raul Kuhn livre da lama
Na Rua Raul Kuhn, os trabalhos começaram há cerca de uma semana, abrangendo 292 metros desde a João Kryzanowski até o final da via. Para Lídia Gaurão, cozinheira de 62 anos, o primeiro pavimento é um sonho realizado. “Nosso sonho virou realidade na hora certa, eu não aguentava mais escorregar na lama a cada chuva”, conta.
As irmãs Josélia e Lucineia Franco, moradoras da rua há 40 anos, destacam as mudanças esperadas. “Colocar a roupa no varal sem poeira será uma alegria. Segurança e conforto estão na lista. Não vejo a hora de tudo ficar pronto”, diz Lucineia.
As obras na Raul Kuhn serão concluídas em cerca de 90 dias.
Compromisso do plano de governo
O programa e pavimentação das ruas de saibro é uma resposta às demandas populares registradas na Central 156 e no programa Fala Curitiba. O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, reforça o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel.
“Para os próximos quatro anos, a meta é regularizar 180 km de ruas não oficiais, priorizando aquelas que atendem aos requisitos mínimos para receber melhorias, permitindo a implementação de infraestrutura de drenagem, pavimentação e urbanização”, explica Jamur.
Além disso, 500 km de ruas com antipó antigo receberão asfalto até 2028. Esse trabalho inclui 125 km por ano de pavimentação completa, sempre acompanhado de novas calçadas e meio-fio.