Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Santa Felicidade

Obras de manutenção melhoram duas escolas e três CMEIs

Obra de manutençãoda caiixa dágua, troca de pisos dos solário e subistituição decalhas e rufos para impedir infiltração. Curitiba, 27/05/2019. Foto: levy Ferreira/SMCS

Cinco unidades escolares da Regional Santa Felicidade estão passando por obras de infraestrutura, conservação e manutenção. São intervenções para melhorar as condições para o ensino e a aprendizagem de 1.345 crianças e estudantes.

Os trabalhos acontecem nas escolas municipais CEI Júlio Moreira (São Braz) e João Stival (Butiatuvinha) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Dinalva Túlio (Butiatuvinha), Monteverdi (Santa Felicidade) e Giovanna Serenato Panichi (São João).

Para os 538 estudantes da escola João Stival a melhoria será no aceso à quadra coberta. Os blocos da calçada – que haviam sofrido ação das chuvas -  foram nivelados, acabaram como risco de quedas e tropeços. Também foram instalados guarda corpo e corrimão, além de calhas e tubos condutores para melhorar o escoamento da água da chuva.

Na Escola Municipal CEI Júlio Moreira, os 610 estudantes terão um conjunto de benefícios, como a manutenção da tela da quadra coberta, que também vai receber pintura e rampas para acessibilidade. O estacionamento da escola foi revitalizado, com substituição do saibro por uma malha de asfalto para acabar com as poças de água nos dias de chuva. O Farol do Saber Gonçalves Dias, que fica junto à escola, está sendo revitalizado e transformado em Farol do Saber e Inovação, com espaço maker e impressora 3D.

A diretora Célia Regina da Costa comemora as melhorias na escola. “A gestão da escola, os parceiros e a comunidade estão colaborando para que tenhamos um ambiente com cada vez com mais qualidade”, diz Célia.

Casinha de boneca

Para as 112 crianças atendidas no CMEI Dinalva Túlio as novidades são a reforma na casinha de boneca e a implantação de nova calçada no entorno do muro. Também foram executados serviços para melhorar a drenagem no terreno.

No CMEI Monteverdi, que atende 140 crianças, a obra já foi concluída, houve troca de pisos dentro e fora da unidade, construção de rampa de acessibilidade, troca de portas e reforma no banheiro das crianças.

Os serviços no CMEI Giovanna Serenato Panichi são para a troca do piso do solário, manutenção da caixa d’água, substituição de calhas e rufos para impedir infiltração. “Com essas melhorias, que são essenciais, as crianças e os funcionários serão beneficiados”, diz a diretora do CMEI, Iara Aparecida de Lima

Escola Bem Cuidada

As intervenções nas escolas e CMEIs acontecem por meio do programa Escola Bem Cuidada, da Prefeitura, que investe na infraestrutura das unidades escolares para garantir a qualidade da aprendizagem.

Nos últimos dois anos, o Escola Bem Cuidada teve investimentos de R$ 12 milhões para a revitalização de unidades de ensino, com mais de 800 intervenções em CMEIs, escolas e outros espaços de ensino.

As escolas também contratam diretamente a execução de serviços de manutenção, melhoria e pequenos reparos nas unidades com os recursos do Fundo Rotativo, que recebem diretamente da Prefeitura.

O Fundo Rotativo possibilita a autonomia da unidade na escolha sobre como usar o dinheiro, decisão que é tomada em conjunto pelo gestor com a comunidade escolar, representada pelo conselho da unidade e pelas associações de pais, professores e funcionários

Em alta