Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Contra as cheias

Obras de drenagem põem fim aos alagamentos no Campina do Siqueira

Rua Emílio de Almeida Torres que recebeu obras de conduto forçado, pavimentação e calçamento. Curitiba, 08/11/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

As recentes chuvas já não levaram medo e insegurança aos moradores do Conjunto Olarias, no Campina do Siqueira. Entregue em agosto pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a implantação de um conduto forçado na Rua Emílio de Almeida Torres e dois na Rua Tito Calderari barrou a ocorrência de alagamentos na região, onde o problema era recorrente.

A técnica utilizada foi inovadora nas obras da Prefeitura e fez com que a água da chuva passasse a ser levada por gravidade da parte alta do bairro até o Rio Barigui, sem espalhar água e reduzindo o risco de inundações. Os condutos são tubos feitos de material plástico e reforçado com fibra de vidro para aguentar a pressão elevada. 

A extensão total dos condutos atinge 782 metros e o investimento necessário para realizar a intervenção foi de R$ 5,2 milhões. Foram 330 metros na Rua Tito Calderari e 452 metros na Rua Emílio de Almeida Torres.  Em ambas as vias, o trecho beneficiado com a obra parte da esquina com a Rua Deputado Nilson Ribas e segue até se encontrar com o Rio Barigui. 

Vida nova

Há 10 anos morando na Rua Tito Calderari, Darcy Barbosa destaca o aspecto funcional do conduto forçado. “Foi uma obra grande, que demorou e deu dor de cabeça. Mas isso ficou para trás. Nas últimas chuvas não alagou e isso mostra que deu certo. Funciona. E mais, ganhamos asfalto novo”, avaliou.

Síndico de um condomínio e vivenda na região há 25 anos, Valdemir Viana contou que viu grandes inundações na rua. Inclusive, ajudou vizinhos na tentativa de salvar pertences enquanto o nível da água subia. “Chegamos até a planejar fazer barricadas para nos proteger. Agora, a realidade mudou e ficou excelente. Muito mais seguro”, contou.

Evandir Ribeiro abriu sua panificadora na esquina das ruas Tito Calderari e Deputado Nilson Ribas há 22 anos. Fez do local um ponto de encontro dos moradores do bairro. Sofreu e ouvia as histórias de sofrimento dos vizinhos. “Esse lugar era feio. As ruas eram de antipó, mas poeira não faltava. E, quando chovia muito, tudo ficava alagado. Depois de pronta a obra, ficou um sossego. Não tivemos mais problemas e a região toda melhorou”, disse. 

Pavimentação

Além da intervenção que resultou na implantação dos condutos forçados no Campina do Siqueira, o bairro também ganhou a requalificação do pavimento asfáltico em 1.945 metros de ruas que ficam no entorno da obra de drenagem e nas próprias vias onde foram enterrados os tubos. 

A Rua Tito Calderari, no trecho de 330 metros entre a Rua Deputado Nilson Ribas e o Rio Barigui o asfalto está novo. O calçamento também foi renovado e a área ganhou paisagismo. 

Na outra via onde foi instalado o conduto forçado, a Emílio de Almeida Torres, foram 580 metros de pavimento requalificado, no trecho entre as ruas Naimeh Ayoub Sarraf e Jornalista Nelson Luis Ribas de Oliveira. As calçadas também foram renovadas. 

Entre as outras ruas que ganharam asfalto novo estão a Hugo Kinzelmann, em 140 metros entre as ruas Deputado Nilson Ribas e Francisco Afanio; a Valentim Harkot, nos 60 metros que partem da esquina com a Rua Deputado Nilson Ribas e seguem até o cruzamento com a Rua Gabriel Nunes Pires; a Francisco Machado, nos 110 metros entre as ruas Deputado Nilson Ribas e Jornalista Nelson Luis Ribas de Oliveira; e a Deputado Nilson Ribas, no trecho de 725 metros entre as ruas Gérson da Graça e Hugo Kinzelmann. 

Em alta