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Atenção, motoristas!

Obras de drenagem e pavimentação exigem bloqueio em uma quadra de via marginal da BR-476

Obras de drenagem e pavimentação exigem bloqueio em trecho a Via Marginal Direita Sul da Linha Verde.

A obra do Complexo do Tarumã, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, vai exigir uma pequena alteração no trânsito da região. A partir das 7 horas desta quinta-feira (10/4), será feito o bloqueio total de um trecho na via marginal direita Sul da Linha Verde (antiga BR-476), ao lado do DNIT, no trecho entre a Rua Doutor Heitor Valente até a Rua Coronel Irazê Paes Brasil, na Praça Cova da Iria. O bloqueio é de apenas uma quadra e não deverá causar grande impacto, já que amplia para uma pequena extensão uma área que já estava com restrição de passagem.

A interrupção aos motoristas tem previsão de duração de 60 dias e é necessária para escavações e serviços de drenagem e para a execução da nova pavimentação do acesso ao Viaduto Tarumã. O desvio deverá ser feito pela Rua Suécia, recentemente requalificada pela Prefeitura de Curitiba, em 640 metros de extensão, desde a marginal da Linha Verde até a Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas.

Desvio

O motorista que estiver na marginal da Linha Verde e quiser acessar o bairro Tarumã ou seguir em direção a Pinhais ou Piraquara deve entrar à direita na Rua Suécia, seguir por duas quadras até a Rua General Poli Coelho, virar à esquerda e continuar até a Avenida Victor Ferreira do Amaral, que já está totalmente liberada ao trânsito após as obras de requalificação.

A Rua Suécia que será usada como desvio é uma das 12 vias da região que foram requalificadas dentro das intervenções que integram o Complexo Tarumã que, além da requalificação de 8 km e vias - algumas formando as alças de acesso ao viaduto -, inclui a duplicação do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. A expansão da estrutura acontece para promover integração de transporte coletivo, dar agilidade ao trânsito e eliminar engarrafamentos.

Ganhos em mobilidade

Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas, explica que as obras de infraestrutura viária em áreas de grande fluxo, como é o caso do Complexo Tarumã, inevitavelmente impactam o trânsito, pois exigem bloqueios e desvios em regiões de tráfego intenso. 

“São medidas planejadas e necessárias. A Prefeitura atua para reduzir os impactos, mas é importante lembrar que os transtornos são temporários — e os ganhos em mobilidade urbana, integração metropolitana e fluidez no transporte coletivo serão permanentes”, diz Jamur.

Dobro do tamanho

O viaduto está sendo ampliado, vai dobrar de tamanho, passando dos atuais 24 metros de largura para 50 metros – medida necessária para que a estrutura comporte três faixas de trânsito em cada sentido, além de uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para duas estações-tubo (uma em cima e outra em baixo) e calçadas com acessibilidade, além de iluminação e paisagismo.

Com foco na mobilidade urbana e na melhoria da qualidade e eficiência do transporte coletivo, a duplicação do viaduto vai permitir a integração temporal entre as linhas de ônibus que circulam pela Linha Verde e aquelas que ligam o Centro de Curitiba aos municípios de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana.

Cronograma da obra

A pavimentação da via marginal direita sul é uma etapa preparatória para que no final de maio seja liberado de forma permanente o trânsito em duas faixas na via marginal sul (no DNIT) e via marginal direita (próximo ao Colégio Militar). Para setembro há a previsão de nova entrega, dessa vez com a liberação de duas faixas na via marginal esquerda, tanto nas proximidades da Concessionária CCV, quanto do Supermercado Muffato. A estação de transporte tem conclusão prevista para o fim deste ano.