Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fim do saibro

Obras de asfalto e drenagem melhoram a vida de moradores no Alto Boqueirão

Prefeito Rafael Greca com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues e o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, vistoria obras do programa Asfalto no Saibro, nas Ruas Ivaí e Iporã, no Alto Boqueirão. Curitiba, 10/11/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

 

Moradores das ruas Ivaí e Iporã, no bairro Alto Boqueirão, comemoram as obras da Prefeitura que estão cobrindo com asfalto as vias antes de saibro e sem nenhuma infraestrutura. Além do novo pavimento, as ruas recebem completo sistema de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

As melhorias que estão sendo implantadas foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (10/11) pelo prefeito Rafael Greca.

Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o prefeito conversou com a comunidade para conhecer o impacto das obras do programa Asfalto no Saibro na vida de quem precisava superar os incômodos causados pela poeira forte nos dias secos e pela lama nos dias de chuva, além dos buracos que dificultam a passagem.

No grupo que recebeu o o prefeito estavam integrantes do projeto Fazendo a Diferença (Fazdi), uma comunidade terapêutica que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, dependentes de álcool ou outras drogas.

“No Alto Boqueirão estamos fazendo mais de 500 metros de asfalto novo para a alegria dos que vivem, trabalham e circulam pela região e para acabar com o poeirão”, disse Greca.

Também acompanharam a visita técnica o vereador Beto Moraes, o assessor de articulação política, Lucas Navarro, o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, o fiscal de obra da Smop Loris Almir Probst Filho e integrantes da Administração Regional Boqueirão .

Ruas beneficiadas

Na Rua Ivaí, o asfalto foi implantado em 252 metros no trecho entre a Rua Iporã e o Córrego Alto Boqueirão. Já na Iporã, as melhorias alcançaram 256,5 metros entre as ruas Itapejara do Oeste e Itaúna do Sul. Uma terceira rua do bairro, a Mário Colombo, também será contemplada com obras do programa nos próximos dias. 

A advogada Gisele Cristina Trappel Del Camuni adaptou a rotina do dia para levar as filhas Valentina, 11 anos, e Mariah, 6 anos, ao encontro do prefeito. O marido Emerson, que não pode estar no local devido a um compromisso no trabalho, foi um dos articuladores na comunidade para solicitar à Prefeitura e execução da obra. O pedido foi apresentado no programa Fala Curitiba, de audiência pública, e também durante reuniões na regional.

“Em nome do Emerson e dos vizinhos queremos agradecer pela atenção à comunidade. A obra era uma reivindicação coletiva e por isso estamos felizes com a realização dos serviços que vão nos livrar da poeira que era intensa”, contou Gisele.

Infraestrutura adequada

Satisfeita também está a aposentada Sônia Mara de Castro, que tem dificuldades para locomoção. Os buracos e a poeira eram empecilhos para a mobilidade da senhora. Ela também passava por apuros para conseguir ser atendida por carros de aplicativos, que rejeitavam a passagem na via antes sem infraestrutura adequada.

“É um presente, um benefício para mim, que dependo de pavimento adequado para me locomover, e também para todos os moradores que ganham qualidade de vida, sem poeira, sem riscos de cair ou torcer o pé nos buracos”, festeja Sônia.

Outro morador satisfeito é o aposentado Luiz Carlos Correia Leite, que vive com a família na via há mais de 14 anos. “Finalmente o asfalto chegou para acabar com o poeirão que tirava o nosso sossego. A casa não parava limpa, o lugar nem parecia cidade, mas agora vai ficar bonito. E as obras do Greca eu conheço, são de qualidade, serviço para ser feito uma vez só, dura mesmo”, disse Leite.

Urbanização

O secretário de Obras Públicas avaliou que o avanço do programa Asfalto no Saibro demonstra o interesse da Prefeitura em atender a população e levar urbanização para todos os bairros da cidade.

“Os pedidos de asfalto são frequentes na Central 156 e no Fala Curitiba. O programa Asfalto no Saibro é uma resposta a estes pedidos e demonstra a disponibilidade da Prefeitura em atendê-los”, comentou Rodrigues.

O secretário destacou ainda, o fato de as duas ruas do Alto Boqueirão terem sido contempladas também com a modernização do sistema de iluminação, com a substituição de luminárias convencionais por modelos em LED, que são mais sustentáveis, iluminam melhor consumindo menos energia.

Pela cidade

Criado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro tem ações espalhadas por toda a cidade. Na Regional Boqueirão, que abrange os bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão, já foram implantados quase 6km de asfalto em ruas de saibro. São 22 ações já realizadas em vias e outras seis em andamento.

As obras são executadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e servem para promover a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da autoestima das pessoas que têm casas em ruas de pavimento primário.