Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Revitalização

Obras de acessibilidade do Bosque Alemão de Curitiba alcançam 50% de execução

Andamento das obras do Bosque Alemão. Curitiba, 06/07/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

As obras para melhorar a acessibilidade no Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, já atingiram 50% de execução e devem ser concluídas até o final deste ano. Coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as intervenções se concentram nos caminhos da trilha da Casa Encantada que estão sendo revitalizados.

Para a realização das obras, duas atrações do bosque estão interditadas: a Torre dos Filósofos e a Casa Encantada, que foi remanejada para o Parque Barigui. As outras atividades do espaço, como as visitas ao portal e ao Oratório de Bach, continuam funcionando normalmente. O espaço fica aberto todos os dias, das 8h às 20h.

As obras

Para melhorar a acessibilidade do Bosque Alemão, todos os caminhos de acesso estão sendo revitalizados, substituindo a calçada de paralelepípedos por pavimento, e deixando-os menos íngremes, para se adequar ao nível de inclinação indicado para o acesso de cadeirantes. Os pontos de leitura ao longo do trajeto serão reconstruídos, e alguns deles realocados.

“Não é uma obra fácil, é complicado trazer os materiais até aqui. Mas é muito importante, porque era muito difícil passar por aqui antes, agora vai melhorar. Vão ser 500 metros de um caminho totalmente revitalizado”, explica o fiscal da obra, Dark de Mattos.

A Casa Encantada também está sendo melhorada, recebendo uma nova pintura e banheiros reformados. Já o acesso ao espaço deve ficar mais fácil, com a construção de uma nova rampa de acesso de madeira, com extensão de 90 metros.

Além do Bosque, os arredores do espaço passam por melhorias, com a construção de dois novos banheiros, e a mudança de local de um ponto de ônibus, que era de difícil acesso.

Intervenção histórica

Segundo o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, a obra em andamento é a maior intervenção da história do Bosque Alemão, desde sua implantação em 1996. “O objetivo da Prefeitura é deixar os espaços públicos de visitação acessíveis para todos”, afirmou Romanine. Os investimentos nas obras são de R$ 1,7 milhão, recursos do próprio município.