O bairro Abranches, no Norte da cidade, tem obras de manutenção do asfalto em ruas que concentram comércios, moradias e formam eixo de acesso à Pedreira Paulo Leminski, ao Teatro Ópera de Arame, ao Farol das Cidades e aos parques Tanguá e São Lourenço.
A Prefeitura de Curitiba, pelo programa de revitalização da malha viária da cidade, está garantindo asfalto novo nas ruas Antônio Krainiski e Maria Bahuer Siegmund, na divisa com o bairro São Lourenço, somando 769 metros de pavimento novo no antigo antipó que cobria as vias.
Em breve, outra rua do bairro, a Carmelina Cavassin, também no Abranches, receberá as melhorias, ampliando para 1.929 metros de pavimento de boa qualidade na região.
“Assim como no Abranches, temos frentes de obras em bairros de todas as reginais da cidade. O programa Asfalto Novo, idealizado pelo prefeito Rafael Greca, avança dia a dia, com obras que mudam para melhor a vida das pessoas. Já são mais de 789 km de ruas com asfalto novo na cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Rodrigues destaca o fato de que, somente nos 12 bairros que integram a Regional Boa Vista, da qual o Abranches faz parte, são mais de 110 km de asfalto novo em 275 ações realizadas nos últimos anos.
Antônio Krainiski
Na rua Antônio Krainiski as obras estão na etapa final e são executadas em dois trechos.
No primeiro, de 430 metros, as melhorias acontecem entre as ruas Padre José Joaquim Goral e João Gava. No segundo, são mais 180 metros entre a João Gava e a Nilo Peçanha. Iniciados em 18 de janeiro, pelo método de reciclagem, os serviços devem ser concluídos nas próximas semanas.
Pela Rua Antônio Krainiski circula a linha de ônibus Mateus Leme, além de um alto fluxo de veículos.
Da janela de casa, onde mora há 48 anos e trabalha em sistema de home office para uma empresa de telemarketing, Brendaly Cleomara Chequin observa os trabalhos que deram fim aos buracos ocasionados pelo desgaste do antipó.
“A rua estava muito esburacada e para desviar as crateras aconteciam acidentes e desgaste dos veículos. Foi uma beleza de obra, ficou muito bom, ganhou a aprovação dos moradores”, contou Brendaly.
Maria Bahuer Siegmund
Na Rua Maria Bahuer Siegmund, na divisa entre Abranches e São Lourenço, as obras foram concluídas na última semana e aconteceram ao longo de 159 metros, entre as ruas São Salvador e Roberto Gava.
Melhorias que deixaram satisfeito José Aparecido de Almeida, gerente da floricultura da rua, a Ópera Garden, e que há 19 anos circula pelo entorno. “Moradores e clientes aprovaram a obra. O asfalto novo melhorou o acesso e serviu também para impulsionar o comércio desse que é um eixo de turismo da cidade”, avaliou Almeida.
As obras de requalificação das vias estão entre as mais requisitadas pela população tanto por meio da Central 156 quanto no programa Fala Curitiba, de audiências públicas. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Asfalto Novo
Lançado em 2017, o programa de recuperação da malha viária de Curitiba superou os 789 km de asfalto novo. São 1.389 ruas beneficiadas com intervenções concluídas ou em andamento, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. Somente em 2022 foram concluídas 208 ações, assegurando 88.915 metros de asfalto novo na cidade.
As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras (87%) acontece em bairros afastados do Centro.