Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Boa Vista

Obras da Prefeitura de Curitiba melhoram a pavimentação das alamedas do Parque Barreirinha

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do Secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do Delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias, do Vereador Leônidas Dias e da Administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gehr, vistoria obras de iluminação e pavimentação na pista de caminhada do Parque Barreirinha. Curitiba, 04/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca vistoriou nesta quinta-feira (4/5) a etapa final da obra de melhoria do asfalto das vias internas do Parque Municipal Barreirinha, que vão assegurar mais conforto e segurança aos frequentadores do local. As equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham no último trecho da reciclagem de 1.300 metros de asfalto no parque.

 

“Estamos revitalizando todas as alamedas do Parque Barreirinha que é o segundo da cidade (criado em 1959 e inaugurado em 1972) e um dos 46 parques que já possuímos. Refizemos toda a malha asfáltica, 1 km e 300 metros para fazer muito bem aos cidadãos e a Curitiba”, disse Greca.

A colocação da segunda e última camada de capa asfáltica, após a recomposição do pavimento, será concluída nesta sexta-feira (5/5). A ação integra o programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade, que já assegurou mais de 853 km de requalificação de pavimento nos bairros. 

luminação em LED

A manutenção do asfalto abrange a área do estacionamento, na entrada da área de preservação, e foi o segundo investimento realizado neste ano no parque. Em janeiro o local recebeu melhorias e modernização no sistema de iluminação, com instalação de equipamentos em tecnologia LED.        

“A nova pavimentação, somada à modernização no sistema de iluminação, são investimentos da Prefeitura para incentivar o cidadão a visitar o local e cuidar da saúde e bem-estar com atividades físicas”, disse Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Fauna e flora

Criado em 1959 e entregue à população em 1972, o Parque Barreirinha apresenta a maior representatividade da fauna e flora da cidade. É também o local onde está uma das nascentes do Rio Bacacheri. A área de 275.380 metros quadrados fica no na Avenida Anita Garibaldi, 6.100, no bairro Barreirinha.

Desde 2019, o parque é também a sede da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, além de abrigar o Instituto Shogun, que em parceria com a Prefeitura oferece aulas de muay thai para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Presença das famílias

O delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, destacou a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura. “Os curitibanos valorizam e frequentam muito os parques e por isso é importante que estejam bem-cuidados. A revitalização realizada aqui, mesmo antes do término das obras, atraiu mais famílias e pessoas que procuram o espaço para exercícios físicos ou para os passeios com os pets”, disse Dias.

O Parque Barreirinha é frequentemente usado pelo Grupo de Atividades Físicas dos Idosos das Unidades de Saúde Barreirinha, Santa Efigênia e Abaeté. São aproximadamente 100 idosos que aproveitam o local para atividades programadas ou em datas comemorativas e para quem as novas pistas serão um convite às práticas saudáveis de vida.

O novo asfalto também beneficiará frequentadores da feira que acontece no estacionamento do parque, todas as quartas, das 15h às 20h.

Participaram da vistoria a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gehr; o assessor de articulação política Lucas Navarro; o vereador Leônidas Dias; e Thais Zielinski, Anderson José Ribeiro e Letícia DanielaK, da equipe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

 

 

Em alta