Parar de criticar, assumir uma postura participativa e voltada ao interesse da coletividade. Esse é o conselho que o aposentado Tuffi Mendes Lins, 69 anos, oferece aos vizinhos que o questionam sobre como conseguiu que a Prefeitura atendesse sua solicitação para obra de drenagem na Rua Luiz Leduc, onde vive, no Vista Alegre.
Sempre que chovia, o córrego Vista Alegre enchia, a galeria pluvial não suportava o volume de água, extravasava e alagava a rua, danificando parte do asfalto. Transitar pelo local, ao lado do Parque Vista Alegre, virava um desafio.
A execução da obra, iniciada em março, foi solicitada por Tuffi em uma audiência pública do programa Fala Curitiba, promovido pela Prefeitura para ouvir as prioridades da população nos bairros. A sugestão também foi apresentada por ele na Central 156.
“Se tem gente lá para nos ouvir temos que fazer na nossa parte, participar, apresentar o que consideramos necessário, mas pensando naquilo que vai melhorar a qualidade de vida para todos no bairro, não só pra gente”, diz o aposentado.
Contenção do córrego
A obra para conter a erosão e ampliar a galeria é feita pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. O serviço é para a contenção do córrego e a implantação de tubos de 2,20m para que não ocorra o represamento da água do córrego.
Depois do término da obra a área ficará totalmente revitalizada. Estão sedo feitas alas (paredes) na saída e entrada da tubulação. Serão colocados meio-fio, caixas de captação, guarda corpo, além do pavimento asfáltico que será refeito. Outra etapa acontecerá dentro do Parque Vista Alegre, com a contenção de erosão no córrego.
Além da obra de drenagem na rua onde mora, Tuffi sente-se responsável por outras conquistas. “Eu solicito melhoria na iluminação, em limpeza de terrenos e até de ampliação das atividades para crianças e jovens. E isso também já teve resultado, ganhamos mais vagas para as atividades que acontecem no Clube da Gente Santa Felicidade”, conta.
Programa Fala Curitiba
Qualquer cidadão pode participar dos encontros do Fala Curitiba, que acontecem sempre nas ruas da cidadania, salões paroquiais e espaços de acesso público. Os encontros voltados aos moradores da Regional Santa Felicidade deste ano já aconteceram, mas quem não pode comparecer pode fazer o cadastro e encaminhar sugestões pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br.