Moradores e comerciantes da Rua Eduardo Afonso Nadolny, principal centro de comércio no Conjunto Vitória Régia da CIC, estão satisfeitos com o início das obras de reestruturação das calçadas. O novo passeio em paver (blocos de concreto) vai alcançar 630 metros da via, no trecho entre as ruas Cyro Correia Pereira e Major Victor Feijó, e integra o projeto municipal Caminhar Melhor, de requalificação e expansão da malha de calçadas e ciclovias.
O modelo das novas calçadas privilegia a acessibilidade e o acesso facilitado ao comércio e aos serviços do Centro e dos bairros.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, as melhorias vão deixar a passagem segura e confortável para pedestres e ciclistas e incluem em alguns casos, além dos novos pisos, serviços de drenagem, sinalização e paisagismo. Na Rua Eduardo Afonso Nadolny a obra contempla a implantação do novo pisos e infraestrutura de drenagem.
“Várias ruas vão receber esse trabalho de requalificação e implantação de calçadas para assegurar boas condições de uso e com isso incentivar as caminhadas, fomentar o comércio local e o convívio entre moradores e comerciantes”, explica o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
As melhorias acatam ainda solicitações que são feitas pela população pelo 156 e o Fala Curitiba, o programa de consulta públicas feito pela Prefeitura à população.
Sistema de drenagem
Na Eduardo Afonso Nadolny os serviços começaram com a escavação de um lado da via para a implantação do sistema de drenagem, com caixas coletoras de águas pluviais e bocas de lobo, em um trecho de 80 metros, a partir da Rua Major Victor Feijó. Na sequência, serão retirados e substituídos os meios-fios, realizados serviços de topografia para, em seguida, assentar os blocos de concreto que formarão o passeio. A previsão é de que as obras sejam concluídas no início de 2022 e os recursos nesta via são assegurados pelo Fundo de Recuperação de Calçadas (Funrecal).
O casal de comerciantes Maria Aparecida Reis Silva e João Soares da Silva, da loja de vestuário e armarinhos Cidinha, acompanha o ritmo das obras com expectativa positiva.
“Foi muito esperada e desejada essa calçada e por isso estamos felizes, mesmo com o quebra-quebra na rua. Vai ficar muito bom, com acessibilidade e beleza para trazer o cliente para passear e prestigiar o nosso trabalho”, conta Maria Aparecida.
O marido concorda. “Desde 2011 solicitamos essa obra que vai valorizar os imóveis, mas também dar conforto a todos que circulam por aqui. Vai ser o fim das calçadas irregulares e mais valorização para o bairro”, disse Silva.
Para o gerente do supermercado Viana, Gustavo Ferreira Viana, a nova calçada terá grande impacto na região. “Vai mudar a aparência da vila, o conjunto Vitória Régia vai ficar mais bonito e as pessoas vão ter prazer de circular caminhando, isso é bom para o comércio, melhora até a segurança”, avalia Viana.
Novas calçadas
A nova calçada na Eduardo Afonso Nadolny está no primeiro lote de projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) do projeto Caminhar Melhor, que prevê 18,4 km de extensão em melhorias em trechos de ruas de vários bairros.
Pertencem a esse lote novas calçadas em trechos das vias Major Heitor Guimarães (409 metros), no Campina do Siqueira; Doutor Goulin (66,2 metros), no Hugo Lange; Francisco Alves Guimarães (196 metros), no Cristo Rei; João Parolin, no Parolin; e a Avenida Batel (1.400 metros). Serão quatro etapas de projeto e a expectativa da Prefeitura é alcançar 100 km de calçadas acessíveis em bairros como Sítio Cercado, Xaxim, CIC, Cajuru, Bacacheri e área central.
LEIA MAIS