Começa a tomar forma o canteiro de obras do projeto habitacional desenvolvido pela diretoria técnica da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na Vila Divino, no Atuba. A primeira etapa da construção de 108 novas moradias já foi iniciada, com a implantação de um muro de arrimo, que vai assegurar a estabilidade do terreno no qual serão erguidas as casas.
Com um investimento de R$ 23,9 milhões provenientes do orçamento municipal, o projeto também inclui obras de infraestrutura, como pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.
“Para liberar o terreno com objetivo de iniciarmos a primeira etapa, 49 famílias foram transferidas de maneira provisória até que suas moradias definitivas fiquem prontas”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
As famílias transferidas estão recebendo o benefício auxílio-moradia para se manterem até a conclusão das casas. As habitações irregulares onde elas viviam foram demolidas e o terreno foi limpo para permitir o início da construção. Mais de 300 caminhões de resíduos foram retirados do local.
Aterro
O empreendimento será composto por 27 blocos de dois pavimentos, com quatro unidades habitacionais por acesso. Após a limpeza do terreno, o início da intervenção física é a implantação do aterro, a fundação das casas e a drenagem, como explica a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski.
“O aterro garante maior estabilidade ao solo, pois além de nivelar, melhora a drenagem do terreno, evitando a ocorrência de alagamentos e promovendo a segurança das construções”, destaca Melissa.
As casas do projeto serão compostas por dois quartos e terão uma área privativa de 45 m². Além disso, serão equipadas com painéis fotovoltaicos, permitindo a geração de energia elétrica por meio da radiação solar, como parte do projeto Cohab Solar. Essa iniciativa resultará em uma economia de até 80% nas contas de luz, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do meio ambiente, utilizando uma energia limpa e renovável.
Das 108 casas do projeto, 12 serão adaptadas para atender idosos e pessoas com deficiência e contarão com barras de apoio nos banheiros e louças adaptadas na cozinha e banheiro. O número de moradias adaptadas foi definido com base em levantamentos feitos pela Cohab junto à comunidade.
Ao lado do canteiro de obras existe uma área verde pertencente a proprietário particular no município de Colombo. As margens do rio que foram desocupadas receberão obras de recuperação ambiental, como parte do projeto.
Compromisso
A Vila Divino, localizada sob uma torre de alta tensão nas margens do Rio Atuba, surgiu há mais de dez anos e enfrentava sérios problemas de infraestrutura, como a falta de saneamento, drenagem de águas pluviais, energia elétrica e pavimentação de ruas. A concretização desse projeto representa a realização de um compromisso firmado pelo prefeito Rafael Greca, visando a transformação dessa comunidade.
Por determinação de Greca, a titularidade dos contratos será feita preferencialmente em nome das mulheres, pois segundo o prefeito, elas são os pilares da família e costumam manter a propriedade do patrimônio para que seja herdado pelos filhos e netos.