No Alto Boqueirão, a transformação da Rua Izabel Gomes Posselt, que recebe obra de reciclagem do pavimento, é mais do que asfalto novo. É o resultado de uma mobilização da comunidade que levou a voz dos moradores até as mesas de decisão da Prefeitura de Curitiba.
A obra, iniciada na última semana, cobre 300 metros, da Rua Roberto Barbosa de Almeida até o fim da via. A pavimentação é fruto dos programas Fala Curitiba e Asfalto Novo — duas importantes ações da gestão para participação popular e requalificação urbana, respectivamente.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“Hoje, de alma lavada, vejo as máquinas trabalharem na rua. Vamos ter asfalto bom, fruto da comunidade que abraçou a causa,” comemora Vlamir Martins, marceneiro e morador da rua desde 2001. Martins foi um dos primeiros a mobilizar os vizinhos, incentivando a participação no programa Fala Curitiba para garantir melhorias na via.
Obras e serviços
O Fala Curitiba é uma consulta pública anual realizada pela Prefeitura e permite aos cidadãos sugerirem obras e serviços para a cidade. Essas sugestões são fundamentais para a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
“O Fala Curitiba é o caminho certo. A Prefeitura faz e faz bem feito, mas o pessoal tem que saber buscar, falar do que precisa no bairro da forma certa”, afirma Francisca Ferreira Gonçalves, aposentada e participante ativa da iniciativa.
O asfalto novo na Rua Izabel Gomes Posselt foi, em 2023, uma das dez demandas defendida pela comunidade local durante as audiências públicas do Fala Curitiba. A obra recebeu 226 votos, empatando com a pavimentação da Rua Gabriel Corisco Domingues, que também está sendo contemplada com asfalto novo neste momento.
A conquista, agora uma realidade nas obras em andamento, reflete a capacidade da participação popular em buscar melhorias para o bairro.
Asfalto Novo
Além de ser um projeto participativo, a obra na rua integra o programa Asfalto Novo, lançado pela Prefeitura em 2017 e responsável pela requalificação de mais de 2.067 ruas e 1.200 quilômetros de vias pavimentadas em Curitiba.
Com mais de 108 quilômetros de novas pavimentações nos bairros da Regional Boqueirão, o programa é a resposta do município para enfrentar o desgaste natural da infraestrutura urbana.
“Estamos utilizando um método sustentável de reciclagem, em que o asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para o novo pavimento,” explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas. “Esse procedimento reduz o uso de novos materiais e evita o descarte de resíduos, conferindo durabilidade ao pavimento e maior qualidade ao serviço.”
Vitória coletiva
Para os moradores, a obra na Rua Izabel Gomes Posselt representa melhoria viária, mas também uma vitória coletiva. Maria Cosmerina, síndica de um dos condomínios da rua, é moradora do local há 34 anos e acompanha de perto as mudanças.
“A pavimentação da rua é uma luta de muito tempo. O antipó estava cheio de remendos e muitos já nem acreditavam mais que a obra ia sair. Felizmente, agora comemoramos,” relata, expressando o sentimento de alívio e satisfação que se espalha entre os vizinhos.