A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está executando importante adequação em galerias pluviais na confluência das ruas Brigadeiro Franco e Francisco Parolin. O objetivo é melhorar o sistema de macrodrenagem no bairro Parolin, prevenir situações de alagamento na região e oferecer maior segurança para os moradores.
Sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem equipes trabalham na readequação da rede pluvial que é antiga e estava subdimensionada. Para ampliar a capacidade de drenagem do local, o sistema de captação das águas da chuva está sendo reforçado com a implantação de uma galeria pluvial subterrânea, com aproximadamente 300 metros de extensão.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que, devido à alta urbanização que ocasionou o baixo nível de impermeabilização da região, as galerias antigas precisaram ser redimensionadas.
“Em decorrência das mudanças climáticas, as chuvas têm sido cada vez mais intensas, com volumes bem acima do esperado nos períodos. A partir da intervenção, contaremos com um tempo maior de captação pluvial, retardando a chegada até o rio até que haja tempo do volume de água baixar”, diz Rodrigues.
Iniciados no fim de abril, os trabalhos têm previsão de serem concluídos no fim de julho, considerando as condições climáticas favoráveis.
Caixa de controle
Até o momento já foram implantados cerca de 120 metros de tubulação na Rua Francisco Parolin e outros 200 metros na Rua Brigadeiro Franco. Atualmente a equipe trabalha na execução da caixa de controle de ligação, no cruzamento das duas vias.
De acordo com o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Ubiratan Cardoso, as intervenções acontecem antes dos meses de outubro e novembro, para quando está previsto um período chuvoso na cidade.
“Atualmente, focamos a execução da caixa de controle de ligação, localizada no cruzamento das duas vias", destacou o diretor.
A escolha estratégica do local para a implantação da adequação de macrodrenagem levou em consideração os pontos críticos de alagamentos na região. A confluência das ruas Brigadeiro Franco e Francisco Parolin, situada em uma baixada, é conhecida por concentrar o volume das águas pluviais, ocasionando problemas recorrentes de alagamentos.
Equipamentos públicos
Além dos moradores, a obra beneficiará a comunidade local. Na Rua Francisco Parolin ficam importantes equipamentos públicos como a Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Guilherme Canto Darin e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parolin. A obra integra o programa Curitiba Contra Cheias.
Outros bairros
Ao longo da semana, outros bairros da cidade também recebem serviços e obras de macrodrenagem. São exemplos a limpeza e o desassoreamento que acontece no Ribeirão dos Padilha, na Rua Guaçuí, no bairro Ganchinho, com a ajuda de duas escavadeiras hidráulicas, e a implantação de tubulações de 1,80 metro na Rua Dante Honório, no bairro Xaxim, para ampliar a drenagem e reduzir os riscos de alagamentos no local.