A Travessa Nestor de Castro, no Centro Histórico da cidade, na área de abrangência da Regional Matriz, está sendo requalificada pela Prefeitura de Curitiba. A via está recebendo obras de fresa e recape do pavimento em 322 metros, no trecho compreendido entre as ruas Barão do Serro Azul e Doutor Muricy. Iniciados na última segunda-feira (5/11), os trabalhos têm previsão de serem concluídos no sábado (10/11).
O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), tem como finalidade a restauração da camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento.
“Com a obra, vamos requalificar essa importante via, rosto da cidade, garantindo mais segurança e conforto aos que circulam pela região”, diz o prefeito Rafael Greca.
A via é rota de dez linhas de ônibus do transporte coletivo e parada de outras 15 linhas. Ela liga a Rua Barão do Serro Azul à Alameda Augusto Stelfeld e abriga um dos mais conhecidos painéis do artista paranaense Poty Lazzarotto. Localizado do lado esquerdo da travessa, o mural cerâmico denominado Imagens da Cidade retrata o desenvolvimento da capital paranaense em diferentes épocas com símbolos tradicionais, como a gralha azul, as araucárias e as casas de arquitetura polonesa. O painel também registra o cenário de Curitiba na década de 1990, com símbolos como a estação-tubo, a Rua 24 horas, a Ópera de Arame e o Jardim Botânico.
A via também é caminho de quem vai ao Mesa Solidária Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes, na esquina da Travessa Nestor de Castro com a Rua Barão do Serro Azul (atrás da Catedral). O local oferece refeições gratuitas à população em risco social, como moradores de rua e desempregados.
A Travessa Nestor de Castro é uma das dezenas de ruas que recebem obras de pavimentação na semana. A Prefeitura de Curitiba também tem frentes de trabalho acontecendo no Pilarzinho, na Rua Professor José Moscalewski (trecho de 538 metros entre a Rua Santa Cecília e Rua João Pereira da Silva); no Capão Raso, nas ruas Jaime Rodrigues da Rocha (em 1.765,30 metros desde o cruzamento com a Rua Winston Churchill até o final da via), Olindo Sequinel (1.513 metros entre a Rua Winston Churchill e Rua Lauro Corona), Alberto Kramer e Francisco de Camargo Pinto, cada uma em 91 metros de extensão. Ainda no Capão Raso, há outra frente de obra para recuperar o asfalto da Rua Jandevir Roberto Cecato, nos 425 metros compreendidos entre a Rua Bortolo Gusso e a Rua Santa Regina.
“Temos intervenções em andamento e outras já programadas para restaurar a malha viária da cidade nos bairros das dez administrações da cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Linhas de ônibus com parada na Travessa Nestor de Castro:
Linha 901 - Santa Felicidade, Linha 972 – Jardim Itália, Linha 170 – Bracatinga, Linha 171 – Primavera, Linha 169 – Jardim Kosmos, Linha 166 - Vila Nori, Linha 176 - Parque Tanguá, Linha 160 - Jardim Mercês/ Guanabara, Linha 175 - Bom Retiro/ PUC, Linha 607 - ld. Colombo/ CIC, Linha 307 - ld. B. Alto/ Santa Felicidade, Linha 902 - ld. Santa Felicidade, Linha 304 - Pinhais/ Campo Comprido, Linha 188 – Mad. Pilarzinho/ Uberaba, Linha 989 - Mad. Santa Felicidade.
Linhas que passam pela Travessa Nestor de Castro:
Linha 979 – Turismo, Linha 182 – Abranches, Linha 183 - Jardim Chaparral, Linha 184 - Vila Suíça, Linha 181 - Mateus Leme, Linha 464 - Alcides Munhoz/ Jardim Botânico, Linha 150 – Canal da Música/ Vista Alegre, Linha 965 - São Bernardo, Linha 967 - Júlio Graf, Linha 189 – Mad. Abranches.