A Rua Roberto Osório de Almeida, no limite dos bairros CIC e Tatuquara, na região sul da cidade, voltou a receber obras de pavimentação. Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) deram início, nesta quinta-feira (13/4), aos serviços que vão garantir os 260 metros finais de asfalto à rua e assegurar o acesso seguro de quem circula pelo local.
Os serviços de reciclagem acontecem a partir da Rua João Lunardelli e vão até o trecho da via já contemplado com melhorias em outubro de 2021, pelo programa Asfalto no Saibro. Naquela ocasião, a rua tinha pavimento primário e recebeu asfalto em 1.186 metros, além de infraestrutura de drenagem, com implantação de boca de lobo, meio fio e galerias de água pluvial.
A previsão é de que as novas obras sejam concluídas em aproximadamente dez dias, se não houver interferência de chuvas.
Via bem planejada
O caminhoneiro Jesus de Oliveira Gonçalves é motorista e há três anos, desde que foi contratado pela empresa VMG Transporte, passa com frequência pela Roberto Osório de Almeida. Segundo ele, a rua é o principal acesso para carga e descarga e devido ao peso dos caminhões e a frequência da passagem, o asfalto estava bastante danificado.
“Era muito esburacado, quando chovia os buracos ficavam cheios de água, então corria risco de danificar a carreta”, explica Golçalves. Com a finalização das obras, ele espera mais tranquilidade para trabalhar. “Vai ficar ótimo, vai ser um asfalto de qualidade e se tornar uma via mais segura, com acesso para todo mundo que usa. Motorista, caminhoneiro, pedestre, as empresas ao redor, serão todos beneficiados com essa via bem planejada", avalia.
Reciclagem
Para completar a pavimentação na rua, os serviços agora acontecem a partir do método da reciclagem. Nesta técnica a camada de antipó danificada é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. O asfalto antigo, então, é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.
De acordo com o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, as obras na via integram o programa Asfalto Novo, lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2017, para requalificação da malha viária da cidade.
“Já asseguramos mais de 830 km de asfalto novo em vias dos bairros das dez administrações da cidade e temos mais uma etapa de obras previstas, com mais 120 km de manutenção do pavimento em 222 ruas da cidade”, Diz Rodrigues.
A Prefeitura prioriza ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, também, aquelas listadas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.