A reforma de seis clínicas odontológicas, da Unidade de Saúde Trindade I e do CEL Vila Oficinas, além de um novo ponto do Mesa Solidária, o avanço nas obras do Complexo Tarumã e mais de 27,6 km de pavimento integram as principais ações da Regional Cajuru, em 2023.
A Prefeitura atendeu os 262 mil moradores dos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã apoiada nas indicações feitas por eles ao programa Fala Curitiba e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
“São ações abrangentes em todas as áreas importantes para melhorar a vida das pessoas, organizar a mobilidade, manter a segurança e a integração dos bairros com a cidade”, disse o administrador regional Narciso Doro.
Seis clínicas odontológicas reformadas
Em 2023, foram reformadas as clínicas odontológicas das Unidades de Saúde (US) Iracema (Capão da Imbuia), Trindade e São Domingos (Cajuru) e Salgado Filho, Alvorada e Uberaba de Cima (Uberaba). Está ainda em reforma nesse momento, a Unidade de Saúde Camargo, no Distrito Sanitário do Cajuru.
Desde 2017, foram revitalizadas as clínicas odontológicas das US São Paulo e Lotiguaçu (Uberaba) e ainda Trindade II, Solitude e Cajuru (Cajuru). Já receberam reformas, portanto, 11 clínicas odontológicas na regional desde o começo da atual administração municipal.
Saúde aberta
Em agosto, foi reaberta a Unidade de Saúde Trindade I. As obras de reforma receberam o aporte de R$ 245,5 mil. Os serviços foram coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A reforma beneficia 19 mil usuários.
Educação
Pelas comemorações dos 330 anos de Curitiba, a rede municipal de ensino na Regional Cajuru ganhou revitalizações de duas Unidades de Educação integral: Professora Maria de Lourdes Pegoraro, no Cajuru, e Ayrton Senna da Silva.
As UEIS são espaços que atendem estudantes de várias escolas municipais com atividades pedagógicas além do próprio currículo regular.
Inauguração
Em março deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Vila Oficinas, no bairro Cajuru. A reforma incluiu nova cobertura, pintura da quadra interna, além de renovação e acessibilidade dos banheiros e das áreas internas.
Também foi implantada uma quadra externa de concreto, houve substituição das tabelas de basquete, traves de futsal, projetado um novo estacionamento externo e novas instalações elétricas.
Alimentação para todos
O prefeito Rafael Greca abriu ainda em 2023 um novo espaço Mesa Solidária durante a abertura da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola, no Cajuru. O Mesa Solidária oferece alimentação gratuita às pessoas em vulnerabilidade social.
“É com imensa alegria que abrimos mais um espaço de promoção da dignidade, agora para a comunidade do Cajuru. Nós somos o bem que fazemos e quanto mais pudermos mais faremos”, disse o prefeito.
FAS e parcerias
Para atender a crescente demanda da população para inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, a FAS Cajuru organizou mutirões nos CRAS aos sábados. Foram promovidos 21 mutirões e cadastradas 1.432 famílias.
Quando acionada pela Defesa Civil, em 2023, a FAS Cajuru atendeu ainda 20 famílias com doação de colchões, cobertores, subsídio alimentar e roupas.
Outras três famílias foram orientadas quanto ao pedido de lonas. Os atendimentos partiram de visitas das equipes da FAS às famílias necessitadas nos locais e também por procura espontânea aos CRAS.
A Regional Cajuru também ofereceu, ao longo do ano, 35 cursos em parceria com Senac, Senai e CIEE. O programa Aprendere e as parcerias atenderam 919 alunos, no total.
Asfalto Novo
A Regional Cajuru alcançou, em 2023, a marca de 140 km de ruas pavimentadas em sete anos. Foram 297 obras ou ações de asfalto e seguem em recuperação outras 16 ruas.
Os serviços conduzidos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) integram o programa Asfalto Novo – com a marca histórica de mais de 1.009 km de asfalto pavimentados em Curitiba nesta gestão. As ações de pavimento na Regional Cajuru representam 14,48% do total da cidade.
“Todas essas obras ajudam no desenvolvimento dos bairros, das regionais e da mobilidade urbana em Curitiba”, destacou o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Requalificação
Em 2023, dentre várias obras importantes, o programa Asfalto Novo requalificou a extensão da Rua Sinke Ferreira e promoveu a revitalização da Targino da Silva. Só no Jardim das Américas, foram 2 km de nova pavimentação. Também receberam asfalto e requalificação as ruas Cônego Januário da Cunha Barbosa, Nossa Senhora de Lourdes, Doutor Hugo de Barros e Pedro Demeterco.
Corretora de imóveis e moradora da Rua Targino da Silva, Ligia Maria Eckel disse que o pavimento melhorou a mobilidade no bairro. “Melhorou a circulação de carros, pedestres e o trânsito. Além disso, fomos duplamente beneficiados porque as obras envolveram outras duas ruas, a Lamartine (Monsenhor) e a Visconde de Caravelas”, disse ela.
A execução do serviço foi pedida pela comunidade na Central 156 de Atendimento do Cidadão e no programa Fala Curitiba, de consultas públicas.
Na Regional Cajuru, o programa Asfalto Novo concluiu, em 2023, 62 ações em 27,6 km de ruas. Com as ações do programa Caminhar Melhor, os moradores garantiram também novas calçadas nas ruas Niterói e Raul Oliveira. Foram 1.760 metros ou 1,7 km de pavimento recuperado e calçadas implementadas.
Comércio acessível
Dono do Empório João e Maria, o empresário Carlos Martins destacou as melhorias na Rua Niterói, no Cajuru. “Os idosos não subiam a Rua Niterói porque precisavam andar no meio dela, existia apenas um lado da calçada. Agora todo mundo está feliz, sobe e desce a rua, tranquilamente”, disse.
A acessibilidade com as calçadas e urbanização da área ampliou o movimento comercial, segundo Martins. “Melhorou entre 30% e 40% porque antes o pessoal não parava, mas agora tem área de recuo, com estacionamento do lado direito da rua para os motoristas”, ressaltou.
Iniciaram, em janeiro, as obras do Complexo Tarumã, no viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral. As obras incluem o alargamento do viaduto para receber duas novas estações de ônibus (Tarumã e Victor Ferreira do Amaral). A ação visa ampliar a integração do transporte coletivo e melhorar as condições no trânsito local.
As intervenções incluem também requalificação de vias do entorno e das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação.
Binário Olga Baster
Seguem em andamento as obras para implantação do novo binário entre os bairros Tarumã e Cajuru, nas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga. A intervenção integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado pelo New Development Bank (NDB), e é a primeira obra para melhorar o itinerário do BRT Leste-Oeste.
Além de nova pavimentação, as vias recebem infraestrutura cicloviária, melhoria na acessibilidade com novas calçadas e faixas exclusivas para o transporte coletivo.
Infraestrutura viária do Novo Inter 2
Em novembro, iniciaram as primeiras obras de infraestrutura viária do Novo Inter 2. As obras integram o Programa de Aumento de Velocidade e Capacidade do Inter 2.
Pontes e drenagem
A Regional Cajuru recebe ainda atenção em serviços de manutenção de pontes e de drenagem. Em 2023, foram 179 intervenções em pontes e passarelas, implantação, substituição e manutenção de galerias. As ações foram fundamentais para mitigar os efeitos das chuvas, manter conservados os sistemas de contenção e, assim, evitar alagamentos recorrentes.