As 174 pessoas que saíram de casa devido às chuvas do final de semana já deixaram os abrigos oferecidos pela Prefeitura de Curitiba e retornaram às suas residências. Os equipamentos municipais que acolheram as famílias continuam em estado de sobreaviso para o caso de necessidade. No total, 16.204 pessoas e 4.851 casas foram atingidas pelas chuvas em Curitiba.
O prefeito Gustavo Fruet determinou situação de alerta na cidade por causa da cheia dos rios Barigui e Belém. Desde a noite de sexta-feira (06) ele acompanha de perto as ações coordenadas pela Defesa Civil de Curitiba.
“A situação é preocupante, mas está sob controle. A Prefeitura está de sobreaviso, monitorando as áreas para poder atuar com rapidez nas situações mais críticas e minimizar ao máximo os efeitos das chuvas para a população”, disse o prefeito.
Aproximandamente 500 técnicos da Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Municipal, Saúde, Educação e Meio Ambiente trabalharam nas ações de combate à cheia e no atendimento da população atingida.
Houve manejo de comportas dos parques São Lourenço e Barigui, o que ajudou a diminuir os estragos dos alagamentos. Na manhã desta segunda-feira, o nível das águas já tinha sido normalizado.
Durante os atendimentos do final de semana, a Prefeitura de Curitiba distribuiu às vítimas das enchentes 900 cestas básicas, 250 marmitas, 100 metros de lona e 314 cobertores. Oito embarcações foram utilizadas pelas equipes de resgate.
“Nossas prioridades agora estão focadas na saúde e limpeza pública”, disse o secretário executivo da Defesa Civil municipal, Osiris Klamas. Na manhã desta segunda-feira, equipes da Secretaria Municipal da Saúde estão em campo, visitando e orientando famílias.
A limpeza pública está concentrada principalmente em recolher objetos que foram estragados pelas chuvas e descartados pelas famílias e que, se não forem recolhidos com rapidez podem retornar aos rios.
“Nossas equipes também estão trabalhando na recuperação de equipamentos públicos que foram danificados pelas chuvas”, disse Klamas. Nesta segunda, permanecem fechados os centros municipais de educação infantil (CMEIs) Meia Lua, no Boqueirão, e Barigui, na Cidade Industrial; além da Escola Municipal Professor Dario Vellozo e da Gibiteca Alceu Chichorro, na Cidade Industrial; e da Unidade de Educação Integral da Escola Municipal Wenceslau Braz, no Boqueirão.
As Unidades de Saúde Vitória Régia, Taís Viviane e Barigui, todas na CIC, que foram atingidas pelas chuvas, já retomaram o atendimento normal. De acordo com a Defesa Civil, em junho do ano passado choveu 340 milímetros em Curitiba. Apenas neste final de semana, o volume registrado foi de 150 milímetros.
Veja esta reportagem em vídeo Aqui.