O Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba celebra três décadas dedicadas à educação patrimonial e artística, marcando essa data especial com uma exposição, que terá início na quinta (14/12) na sala de recepção do Solar do Barão.
A exposição revela como, ao longo dos anos, a Ação Educativa foi moldada pelas mãos de muitos, desde coordenadores e orientadores até mediadores, professores, estudantes e visitantes, em um projeto que é essencialmente de pessoas para pessoas. Através de registros, relatos, linha do tempo e fotos de oficinas e mediações, a exposição reconstrói esses anos de história.
O Decreto n° 1442/1993 marca uma nova fase na Ação Educativa, representando a transição que transformou passeios turísticos em experiências pedagógicas e educativas. Equipes de mediadores foram formadas e reestruturadas para atender às demandas da população. O método adotado busca uma educação dialógica e participativa, incentivando o debate crítico sobre o espaço e a arte apresentada. Isso vai além de uma simples mediação e do ensino tradicional, considerando as dúvidas e a realidade do visitante.
Atualmente, o Núcleo formula e conduz visitantes por sete roteiros, abordando diversas temáticas, como contexto histórico, a diversidade religiosa e o Paranismo. Esses roteiros são adaptados de acordo com o público interessado, com visitas previamente agendadas para assegurar que a abordagem seja personalizada e que as atividades planejadas estejam alinhadas com os participantes.
Serviço
Abertura da exposição Ação Educativa 30 Anos
Data e horário: 14/12 às 17h
Local: Solar do Barão - R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Grátis