Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Celebração

Novos servidores da Prefeitura de Curitiba são recebidos com festa por autoridades municipais

Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o secretário de Administração Alexandre Jarschel, e demais autoridades, dá as boas vindas aos novos servidores da Prefeitura. Curitiba, 11/06/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, secretários, superintendentes e gestores da Prefeitura de Curitiba receberam com festa, na manhã desta terça-feira (11/6), parte dos novos servidores que tomaram posse recentemente, após serem aprovados em concurso público.

A cerimônia simbólica de posse foi realizada no Salão de Atos do Parque Barigui com a participação de cerca de 400 dos 2.255 novos professores do quadro de estatutários do Município de Curitiba que tomaram posse desde 7 de novembro de 2023 até 16 de abril de 2024.

Foram 1.047 professores de Educação Infantil, 1.024 profissionais do magistério – Docência I e 184 professores de Educação Física (Docência II), que assumiram suas atividades logo depois da nomeação e posse como servidores públicos de Curitiba. Os profissionais foram direcionados para unidades das secretarias da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Eu lhes confio os curitibinhas para que ergam à condição de pertencimento a Curitiba e à cidadania plena e à plena democracia. A primeira lição que vocês podem levar às nossas crianças é de amor ao território, à nossa cidade. Nós amamos a escola pública. Nós sabemos que a escola pública é o diferencial para que a população seja tratada com igualdade de oportunidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

Os professores presentes receberam um exemplar do livro do prefeito “Poema ao Rio Iguaçu”. “É preciso ouvir as lições da natureza. A cidade é um território pedagógico”, declarou ao lembrar da importância do programa Linhas do Conhecimento, que permite aos profissionais da Educação desenvolver suas atividades de campo explorando os espaços da cidade.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do local onde a cerimônia foi realizada, o Parque Barigui. “Esse parque, assim como outros da nossa cidade, foi criado para conter os alagamentos. É um símbolo da nossa cidade, a melhor capital para se viver, a mais igualitária. Isso porque temos servidores que fazem o seu trabalho com dedicação, carinho e vontade de servir a cidade”, declarou.

Vice-prefeito desde 2017, Pimentel lembrou das dificuldades financeiras que a cidade tinha naquele início da gestão. “Conseguimos voltar a nomear servidores para melhorar o atendimento à população”, disse. “Que vocês tenham muita força de vontade para continuar mantendo Curitiba como a cidade referência que é”, completou.

O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, também comemorou a presença dos novos servidores. “Bem-vindos à melhor administração pública do Brasil”, afirmou ele, ao ressaltar o grande volume de nomeações de estatutários e contratações temporárias pelo processo seletivo simplificado feitas desde o início da gestão. Foram mais de 14.500 profissionais.

Felicidade

A cerimônia, que teve a participação da Banda Lyra Curitibana, foi encerrada ao som do Hino de Curitiba, puxado pelo prefeito Rafael Greca e cantado por todos. A pedido dos professores, Greca e Pimentel registraram o momento especial em foto e vídeo ao lado dos novos servidores.

As professoras de Educação Infantil Kátia Cristina Palmeira, de 38 anos, e Lucimeia Chaves dos Santos e Souza, de 41 anos, estavam no grupo.

Servidora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Isabel Pimentel, no Tatuquara, Kátia se emocionou ao falar da sua carreira como servidora municipal iniciada em fevereiro.

“Foi um marco na minha vida. Já fui contratada pelo PSS do Estado. E nós buscamos a experiência como servidoras concursadas. Tenho aprendido muito e estou realizada”, resumiu ela, que também passou no concurso para a carreira de profissional do magistério – Docência I. Assim como o prefeito, ela disse sentir muito amor por Curitiba. “Isso deve ser levado para a vida”, resumiu.

Para Lucimeia, que veio da cidade de Guarujá, em São Paulo, para Curitiba desde que tomou posse, em abril, o vínculo com a cidade é algo muito importante para a criança. “Eles devem crescer conhecendo, descobrindo a cidade desde a Educação Infantil. Eu estou apaixonada por Curitiba”, admitiu a risonha professora que trabalha no CMEI Pedro Claiton Pelanda, no bairro Sítio Cercado.

Presenças

Também participaram da cerimônia o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior; o superintendente Executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira, que representou a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila; o vereador Mauro Bobato; e técnicos de diversas secretarias.