Texto atualizado dia 23/04/2024
Após a nomeação, os novos servidores da Prefeitura de Curitiba devem aguardar mensagem por SMS sobre a abertura da sua conta no Banco do Brasil. O alerta é da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), que tem recebido semanalmente, para reuniões de nomeação e posse, profissionais aprovados no concurso público. Mais de 1500 novos servidores ingressaram no quadro desde janeiro.
O Banco do Brasil é a instituição financeira responsável pelo pagamento dos servidores e também dos contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS).
Durante a posse, a equipe do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Smap ressalta aos novos servidores que, caso não recebam a mensagem no celular, devem dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil em Curitiba. Neste caso, será necessário apresentar os documentos pessoais (RG ou CNH) e um comprovante de endereço atualizado.
O que fazer para ter a conta aberta
A primeira mensagem do BB é enviada no dia seguinte à abertura da conta e ela informa o número da agência e da conta e diz que a pessoa receberá o cartão do banco com as instruções. Uma semana depois, o servidor é informado sobre como liberar o cartão pelo aplicativo do BB, clicando nas seguintes opções: Quero ser cliente > Conta aberta pelo empregador.
Quem ainda não tem conta no BB, depois de receber o documento no seu endereço, pode liberar o cartão de débito e cadastrar a senha para acesso ao aplicativo do banco.
A conta-salário pode ser movimentada por meio de saques (até cinco no mês) e compras na função débito. Os que quiserem mais produtos bancários, como conta com pix, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, dentre outros serviços podem fazer, pelo aplicativo, o chamado upgrade de conta, ampliando suas possibilidades.
- Confira o passo a passo AQUI.
Quem já tem conta
Caso o servidor já tenha conta no BB, no dia seguinte ao recebimento do SMS, ele já pode solicitar para que o salário seja creditado em sua conta. Pelo aplicativo, basta seguir o menu Conta Corrente > Portabilidade de Salário > Voltar a receber meu salário no BB.
O servidor pode solicitar a portabilidade salarial, se quiser que o seu pagamento seja depositado noutro banco, diferente do Banco do Brasil. Basta solicitar a portabilidade de salário pelo aplicativo da instituição escolhida, ou presencialmente no Banco do Brasil. A conta-salário não deve ser encerrada, para a garantia do pagamento mensal ao servidor.
Além do site do banco Meu salário no BB - Portal BB, existe uma Central de Atendimento especializada para ajudar o servidor. O telefone é 4003-5289 para capitais ou 0800 729 5289 para demais localidades.