Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rumo à sala de aula

Novos professores começam a trabalhar esta semana; parte do grupo estudou em escolas da rede municipal

Posse de profissionais do magistério, na sede da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal. Curitiba, 07/04/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Cinquenta e sete professores aprovados em concurso público da Prefeitura de Curitiba tomaram posse, nesta segunda-feira (7/4), e são os mais novos servidores municipais. Eles são parte do total de 320 profissionais do magistério Docência I convocados para a nomeação nesta semana. Ao todo, serão realizadas dez reuniões, todas na sede da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP), no bairro São Francisco.

As convocações podem ser conferidas no site da Prefeitura de Curitiba.

Parte dos convocados estudou em escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, quando criança. Este é o caso de Rafael Kobbe, 42 anos, e Jhenifer Bueno Chula dos Santos, 35, curitibanos que comemoraram a nova etapa da vida profissional. Ela foi aluna da Escola Municipal Maringá, no Pinheirinho, e ele da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos, no Novo Mundo.

“Estou ansiosa para começar e um pouco nervosa também”, admitiu Jhenifer, que escolheu a Regional Tatuquara para trabalhar, mesma região onde mora atualmente. 

Os aprovados no concurso público puderam escolher entre nove regionais com vagas no período da manhã e da tarde. Antes do concurso, de 2007 a 2009, ela foi estagiária de Pedagogia na Prefeitura.


Formação antes da escola

Nesta terça-feira (8/4) os professores nomeados participarão de uma formação organizada pela Secretaria Municipal da Educação. Na quarta-feira (9/4), comparecerão na regional escolhida para a definição da unidade onde vão trabalhar – escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Com isso, os que tomaram posse nesta segunda (7/4) estarão em sala de aula na quinta-feira (10/4).

Um dos poucos homens na reunião da manhã, Kobbe falou da vontade de ser professor. Contratado pelo PSS (processo seletivo simplificado) de um município da Região Metropolitana, ele espera conciliar as duas atividades.

“Estou especialmente empolgado com a parte de robótica oferecida aos alunos de Curitiba”, disse Kobbe que, além ser formado em Pedagogia, estudou Ciências da Computação. 

A também curitibana Luciele de Castro Koehler, 36 anos, estava na expectativa da convocação desde o ano passado. “Queria muito ingressar como servidora da Prefeitura de Curitiba pela estabilidade e pela segurança, assim como todos os que estão aqui hoje. Desejei muito que esse momento chegasse”, comentou. Koehler contou que sua experiência profissional até agora havia sido na educação especial.

Boas-vindas

A servidora Bianca Menta, do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da SMGP, deu as boas-vindas aos professores e destacou o quanto são esperados os novos servidores da Educação Municipal.

Ela explicou ainda a importância do registro correto da informação sobre o vínculo que cada um tem com outros órgãos públicos, como professores que já trabalham noutra Prefeitura ou estão contratados por PSS. “Nós, como Prefeitura de Curitiba, e vocês, como servidores, prestamos contas ao Tribunal de Contas. Por isso, a informação sobre o turno que cada um trabalha em cada órgão deve estar bem correta”, justificou.

PSS

Na manhã desta segunda-feira (7/4), também houve a atualização de documentos por parte dos candidatos que participam do processo seletivo simplificado (PSS) para a função de agente de apoio educacional. Foram convocadas 38 pessoas que já haviam entregue em 2024. Em breve, eles serão chamados para a assinatura dos contratos de trabalho.