Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
SUS curitibano

Novos médicos da Feas recebem treinamento para desenvolver habilidades na emergência em Curitiba

Curso de habilidades médicas. Foto: Nathali Baumel

Termina neste sábado (21) a primeira edição do curso de Habilidades Médicas em 2023. O treinamento é voltado a 30 profissionais de Medicina recém-contratados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) para atuar no SUS de Curitiba.

O curso é realizado no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da Feas. Foi planejado e desenvolvido como ferramenta de educação continuada, para oferecer orientações teóricas e práticas de manejos e protocolos estratégicos para os novos profissionais.

Os treinamentos práticos são realizados no laboratório de simulação realística do Cecadeh, onde bonecos e equipamentos tecnológicos tentam reproduzir situações de atendimento no dia a dia para aproximar os profissionais da futura rotina.

O curso apresenta mais de 30 protocolos institucionais. "O médico precisa conhecer o protocolo, para reconhecer a gravidade e colocar o paciente certo, na hora certa e no local correto", explica o médico e especialista em Clínica Médica e Medicina de Emergência, Murilo Hoffmann, que ministra o curso.

Segundo Hoffmann, o treinamento tem como conteúdo programático os principais traçados de Eletrocardiograma na Emergência; protocolo de acidente vascular cerebral; manejo de parada cardiorrespiratória; manejo de vias aéreas e ventilação mecânica essencial.

“O treinamento prático foi impecável. Conhecer os protocolos e os recursos disponíveis nos torna mais assertivos em priorizar as demandas e, com isso, quem ganha sempre é o paciente”, diz a médica Laoane Hoffmann, que trabalha na unidade de saúde Bom Pastor, no bairro Vista Alegre.

Feas

A Feas é uma fundação estatal da Prefeitura de Curitiba e gerencia o Hospital Municipal do Idoso, o Hospital do Bairro Novo, o Saúde em Casa, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Unidade de Estabilização Psiquiátrica (Casa Irmã Dulce) e as Unidades de Pronto Atendimento do Tatuquara, Boqueirão, CIC e Fazendinha.

Vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Feas ainda faz a gestão das unidades de saúde Caiuá e Pilarzinho, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), além da Central Saúde Já Curitiba.