A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, está construindo, revitalizando e ampliando estruturas voltadas à garantia da cidadania e do bem-estar dos curitibanos. São obras e invenções nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte e lazer, turismo que são executadas sob a supervisão do Departamento de Edificações.
“São obras para fortalecer a área social e para ampliar o atendimento a partir de estruturas novas, outras requalificadas por reformas e reparos que dão condições para o desenvolvimento humano e acolhem a população. São investimentos feitos para mudar para melhor a vida das pessoas”, diz o prefeito Rafael Greca.
Saúde
No Umbará, equipes trabalham na construção da sede própria da Unidade de Saúde Umbará II, que ficará em imóvel do município na Rua Estanislau Selenko, 365. A obra teve início em abril e a previsão é de que os serviços sejam finalizados no final de março do ano que vem.
E no Tatuquara, a população comemorou a reabertura da Unidade de Saúde Santa Rita, após obras de revitalização realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Educação
Em ritmo acelerado estão as obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maestrina Esmeralda Rovani, no bairro Ganchinho. A unidade terá capacidade para atender 150 meninos e meninas em período integral. Para 2023 vai beneficiar famílias da região conhecida como Moradias Dom Barusso.
Localizada no número 1.761 da Rua Antônio José Bonato, em um dos bairros mais distantes à região central da cidade, a unidade terá 678,40 m² de área.
Na Escola Municipal João Cruciani, no Campo Comprido, a novidade para 2023 será a nova quadra coberta, cuja autorização para o início das obras será assinada em dezembro. Também será dada em dezembro a ordem de serviço para as obras de reforma do Conselho Tutelar de Santa Felicidade.
Cultura
O Teatro do Paiol, símbolo da cultura curitibana, está em obra para a recuperação estrutural da edificação.
Os serviços para melhorar as condições de uso do imóvel que estava com processo de degradação das paredes, com risco de deterioração, estão 83% concluídos.
Esporte e Lazer
Até o fim do ano, serão finalizadas as obras de revitalização e ampliação do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, no Cajuru. Os serviços acontecem para qualificar o espaço que semanalmente atende de 800 a mil pessoas.
O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do Cajuru vai ganhar nova cobertura, com o início das obras autorizados até dezembro.
Turismo
Casa Culpi, edificação de Santa Felicidade construída em 1887, será um polo de capacitação profissional na área de gastronomia e de potencialização turística na região. A autorização para o início das obras que prepara o espaço para abrigar o liceu de gastronomia da Escola de Turismo de Curitiba será expedida em dezembro.
Outra obra que recebe em dezembro autorização para início dos trabalhos é a da Casa Portugal, no cruzamento das ruas Paula Gomes com a Duque de Caxias, no São Francisco, que será revitalizada.
Habitação
No estremo sul de Curitiba está em andamento, em fase inicial, obras do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba. É maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. Vai promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária, em uma ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu.
No momento, as equipes coordenadas pela Smop trabalham na área onde serão executadas as primeiras 752 unidades habitacionais que irão compor o Barro Novo da Caximba, com a execução de serviços de implantação de canteiro e terraplenagem para definição das ruas e das quadras referentes as duas primeiras fases do projeto.
Também está em processo de licitação a contratação da empreiteira para execução da obra de reforma da Escola Municipal Joana Raksa, no Caximba.