As brincadeiras estão mais divertidas no Parque da Barreirinha e no Bosque da Vila Verde, na CIC. As equipes do Departamento de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, concluíram no início deste ano a instalação de dois novos brinquedos feitos com troncos de eucalipto, além de reformar os equipamentos antigos dos playgrounds dos locais.
Os serviços de manutenção nas duas áreas de lazer começaram em dezembro e foram concluídos agora em janeiro. No Bosque da Vila Verde, na CIC, a Prefeitura de Curitiba investiu cerca de R$ 142 mil na implantação da casa de troncos de eucaliptos e na revitalização dos demais brinquedos do playground do bosque.
A revitalização agradou os curitibinhas que moram ao lado do bosque, na Vila Verde. “Sempre vem muita criança brincar aqui nos fins de semana e agora nos fins de tarde nas férias. A reforma dos brinquedos ficou boa”, disse Bárbara Vanessa de Carvalho, que mora há 30 anos em frente ao Bosque da Vila Verde, ela inclusive ajuda cuidar do espaço junto com o vizinho.
No Parque da Barreirinha, que fica no bairro de mesmo nome na região Norte da cidade, o brinquedo da casa de tronco também está fazendo sucesso entre as crianças. O morador André Spring aproveita as férias para levar o filho Dante de Oliveira Spring, 4 anos, brincar todas as manhãs no parque.
“Ficou bem melhor o parquinho, antes o escorregador era para o outro lado. No fim de semana aqui é bastante utilizado pelas crianças, ficou bem bacana”, contou o pai Spring, enquanto o filho fazia um castelinho na areia renovada recentemente pelas equipes do Meio Ambiente.
A quadra de areia, que fica em frente ao novo brinquedo, também foi revitalizada pela Prefeitura. Os investimentos nos serviços foram de R$ 137 mil no Parque da Barreirinha.
Como é o brinquedo
A casa de tronco é um brinquedo feito em troncos de eucalipto que remete à estrutura de uma casinha com dois andares. É possível subir ao primeiro andar pela escada comum ou pela rampa de malha de tubos de ferro. Para descer, além da escada e da rampa, há a opção de um escorregador.
No andar de cima há uma varanda como mirante. No piso de baixo, no nível do chão, está uma escadinha de tronco em formato de leque, um painel de jogo da memória com 3 módulos (em que cada jogador pode escolher lua, estrela, nuvem ou sol para a representar) e uma travessa de tronco para se equilibrar ou girar.