O auditório do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), no Edifício Delta, no bairro Alto da Glória, recebeu 34 servidores, na tarde desta quinta-feira (6/6), para a cerimônia de aposentadoria. O evento mensal homenageia e orienta para a nova fase os profissionais que se aposentaram no mês.
Os novos aposentados participaram de uma pesquisa voluntária que mapeou o perfil dos participantes da cerimônia de junho. Ao responderem qual o sentimento mais forte que eles têm em relação a esse momento de mudança, uma das perguntas do questionário, eles revelaram que sentem orgulho do trabalho feito. Esta foi a resposta de 66% das pessoas.
A maior parte deles (3 a cada 4 respostas) foi servidor na Prefeitura de Curitiba por mais de 25 anos. A mesma proporção de aposentados também atuou durante esse período em uma única secretaria. Dentre elas, a de Saúde e Educação têm o maior número de profissionais, somando juntas quase metade dos participantes.
O guarda municipal Dinarte Rodrigues da Silva, de 60 anos, foi um dos aposentados que relataram que o sentimento mais forte em relação à aposentadoria é o orgulho do trabalho realizado. “Salvamos muitas vidas, essa é a nossa função, estamos aqui para ajudar o próximo”, resume.
Assim como 3 em cada 4 aposentados do mês de junho, o servidor disse que tem interesse em fazer exercícios físicos nessa nova fase de vida. “Já estou pedalando, eu vim de bike para a cerimônia”, contou.
Dinarte também tem outros planos para a aposentadoria, como um curso de mecânica de motos, que já está em andamento.“Também estou pensando em voltar a fazer atividades que fazia antes, como saltar de paraquedas”, finaliza.
Dever cumprido
O servidor Paulo Kozak Neto faz parte do grupo que tem bastante tempo de Prefeitura. Aos 61 anos, ele comemora os 29 anos de trabalho só na Referência Legislativa, área da Secretaria do Governo Municipal responsável pela publicação de todos os atos oficiais do Município, como leis, decretos, portarias e instruções normativas.
“Quando ingressei, nós mandávamos tudo para a Imprensa Oficial do Estado. O Diário Oficial era em papel”, lembra ele, ao destacar que uma das ferramentas mais importantes foi desenvolvida pela equipe do setor: o sistema Legisladoc, que permite a consulta rápida dos atos oficiais. “Eu e o Josué (Alves Figueira), servidor falecido, conquistamos um avanço importante com a ferramenta que usamos até hoje”, lembra Kozak Neto.
“Achei que era hora de parar. Hoje me sinto com o dever cumprido. E estou animado com a nova fase. Além de viajar, pretendo dar atenção à minha mãe, que tem 95 anos”, declarou o servidor que participou da cerimônia ao lado de colegas de trabalho que fizeram questão de prestigiá-lo neste momento.
As viagens também estão nos planos da procuradora, agora aposentada, Majoly Aline dos Anjos Hardy, de 57 anos, servidora há quase 32 anos. Assim como Paulo e Majoly, viajar está nos planos de mais de 80% dos participantes da cerimônia de junho, segundo a pesquisa.
Majoly trabalha no IPMC desde 2003 e teve contato com o tema da previdência social antes de ingressar no Instituto, onde se aprofundou nos assuntos do regime próprio de previdência social (RPPS).
“Levo muitas coisas boas desse convívio com a equipe do IPMC, extremamente comprometida, e da proximidade com o servidor da Prefeitura de Curitiba. No Instituto, trabalhamos com o social, com a vida das pessoas, com o futuro. Tudo isso exige ainda mais respeito pelos servidores municipais”, declara Majoly, que pretende continuar dando aulas e se dedicando à formação de mais especialistas na área do RPPS.
Por Curitiba
“Sinto orgulho de ter sido procuradora do município, da cidade que vivemos, a cidade que a gente quer que funcione, que dê certo”, completa.
Aos participantes da reunião, o diretor Administrativo-Financeiro, Marcus Vinícius Garcia Negrão, agradeceu pela dedicação profissional de cada um. “Curitiba não seria o que é hoje se não fosse o trabalho de vocês”, disse.
O diretor de Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, acentuou temas importantes aos novos aposentados. “Cuidem da saúde, façam exames regularmente, pratiquem exercícios físicos, mexam-se! À medida que envelhecemos, precisamos ter força e resistência física para carregarmos o corpo com conforto e segurança. Esse é meu recado. Vocês decidem”, concluiu.
A gerente de Relacionamento do IPMC, Danielle Sass, apresentou aos novos aposentados as principais orientações sobre a portaria de aposentadoria, o contracheque, o site do IPMC. Ela ressaltou a importância da prova de vida, procedimento que deve ser feito anualmente. E falou ainda sobre o pagamento da licença-prêmio aos que não fruíram o período enquanto estavam na ativa. “Vocês devem abrir o protocolo em cinco anos, a partir da data da portaria de aposentadoria. Não percam o prazo”, alertou.
A representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Maria Liane Brun, explicou os benefícios de fazer parte da Associação e como o aposentado pode fazer para se associar. “Eu rejuvenesci quando passei a fazer parte, estava sentindo falta das amizades e de conversar”, conta. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3323-1044.