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Vale do Pinhão

Novos aplicativos vão aproximar ainda mais a Prefeitura da população

Lançado em março de 2017, o aplicativo Saúde Já da Prefeitura revolucionou o atendimento nos postos de saúde de Curitiba, ao reduzir as filas de agendamento de consultas e ofertar, por meio de smartphones e tablets, outros serviços em um ambiente simples e acessível. - Na imagem, o prefeito Rafael Greca mostrando o aplicativo. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Lançado em março de 2017, o aplicativo Saúde Já da Prefeitura modernizou o atendimento nos postos de saúde de Curitiba, ao reduzir as filas de agendamento de consultas e ofertar, por meio de smartphones e tablets, outros serviços em um ambiente simples e acessível. Até o fim de abril, três novas ferramentas gratuitas – o Curitiba APP, Curitiba 156 e o Nota Curitibana – irão aproximar ainda mais o município de seus moradores, melhorando processos, oferecendo mais conforto e economizando tempo.

“Nossa capital, como a cidade mais inteligente do país, está cada vez mais conectada com seus cidadãos. Os novos aplicativos são a resposta da Prefeitura, dentro do conceito do Vale do Pinhão, às necessidades da população por serviços cada vez mais eficientes”, afirma o prefeito Rafael Greca, em referência ao movimento do município e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade.

Com o Curitiba 156, os cidadãos poderão contribuir ainda mais com a gestão da cidade a partir da solicitação de serviços e consultas de informações, além de acompanhar seus pedidos em qualquer canal 156 (telefone, chat e site). Ao se cadastrar, o usuário também poderá, entre outras opções, receber avisos dos serviços requeridos, visualizar os protocolos e acompanhar o andamento dos processos na Prefeitura.

Com a versão app do Curitiba 156, a população poderá ainda enviar fotos no registro dos chamados (a existência de buracos em vias públicas ou manutenção de lâmpadas de postes, por exemplo). Pelo fato de o atendimento ser geolocalizado, será possível, então, que a Prefeitura saiba precisamente e de forma rápida onde um determinado serviço precisa ser executado.

A disponibilidade do recurso será ininterrupta e os serviços poderão ser solicitados 24 horas por dia. "Os curitibanos terão uma melhor experiência ao abrir seus chamados no Curitiba 156, de forma mais rápida", avalia Greca.

Curitiba APP

O Curitiba App será o primeiro aplicativo integrado de uma capital brasileira e irá reunir todos os serviços e informações do município, bem como oferecer uma interface direta com os demais aplicativos da Prefeitura (Saúde Já, Curitiba 156 e Nota Curitibana), aproximando os usuários.

Além da página inicial com os principais ícones, o aplicativo funcionará por meio de um mecanismo de buscas. Com interface amigável, a ferramenta indicará a localização e irá oferecer informações sobre espaços da Prefeitura, atrações turísticas e agenda de eventos.

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Um dos destaques do Curitiba APP será o recebimento de notificações (push), como alertas de chuva da Secretaria Municipal da Defesa Social, eventos e notícias do portal da Prefeitura. O usuário poderá optar por receber ou não as notificações na hora de registrar-se no aplicativo. Basta ir até o menu "Configurações" do app.

Além disso, o aplicativo é leve e necessita de pouca rede para funcionar. Ou seja, poderá ser facilmente utilizado por pessoas que estejam sem rede Wi-Fi. “Através de um login unificado, o curitibano terá na ponta dos dedos toda a Prefeitura à sua disposição. É a nossa Curitiba cada vez mais próxima do seu cidadão”, reforça Greca.

Nota Curitibana

O aplicativo do Nota Curitibana, programa que incentiva o cidadão a pedir nota fiscal e concede prêmios, será lançado na próxima sexta-feira (22/3). Por ele, será possível atualizar dados cadastrais, inclusive os bancários, para receber os seus créditos.

Também será possível indicar as entidades que ganharão prêmios, consultar e indicar os créditos para o abatimento do IPTU e consultar os bilhetes que concorrerão ou concorreram aos sorteios, além de fazer o resgate dos valores premiados.

“Os novos aplicativos fazem parte do esforço da Prefeitura, em conjunto com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), para garantir ao cidadão curitibano mais e melhores opções para manter contato com o poder público, uma interação que também ajuda a aperfeiçoar os serviços prestados”, reforça o prefeito Rafael Greca.  

Os apps inéditos de Curitiba estarão disponíveis gratuitamente para iPhone, iPad e aparelhos com plataforma Android.

 


Saúde Já tirou 476 mil curitibanos da fila de agendamento de consultas

Na área da saúde, Curitiba vem se destacando nacionalmente e internacionalmente com o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município. Desde que foi lançado, em março de 2017, o app da Prefeitura contabiliza 3,5 milhões de acessos e 476 mil agendamentos feitos pela ferramenta.

Em março deste ano, o Saúde Já ganhou sua quarta atualização, que incluiu as funções Meu Pré-Natal e Urgências. A ferramenta já oferecia pré-atendimento médico e odontológico, carteira de vacinação virtual e a confirmação de consultas especializadas e exames.

No ano passado, o Saúde Já foi campeão do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional no México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes.

O aplicativo da Prefeitura concorreu na categoria Transformação Digital e conquistou o primeiro lugar entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

“O Saúde Já Curitiba demonstra o vanguardismo de Curitiba em inovação em saúde. E a cada nova atualização a ferramenta fica ainda melhor e mais completa”, observa o prefeito Rafael Greca.