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Novo Inter 2

Novo traçado de pistas da Avenida Arthur Bernardes poupa árvores de corte

Novo traçado de pistas na Av.Arthur Bernardes poupa corte de árvore na execução do projeto do Novo Inter 2. FOTO: Divulgação

Nesta sexta-feira (7/3), moradores do entorno da Avenida Arthur Bernardes conheceram as soluções dos ajustes do projeto do Novo Inter 2 para a região. As alterações foram elaboradas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), para reduzir o impacto ambiental pelo corte de árvores na região. 

Para chegar ao melhor resultado, os técnicos retomaram estudos de correção geométrica das vias, métodos construtivos, fluxo de trânsito e topografia, considerando também a vida útil de mais de 20 anos em uma obra com essa dimensão. “Nossos técnicos da Prefeitura conversaram muito com vereadores e a comunidade e fizemos ajustes no projeto. Para isso, mudamos o método construtivo e desenhamos um novo traçado para preservar um maior número de árvores. Muitas, inclusive, serão transplantadas. O verde estará presente. Melhoramos também a permeabilidade, com jardins de infiltração”, explica o prefeito Eduardo Pimentel. 

A presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, explica que, durante todo o processo, a equipe trabalhou seguindo dois direcionamentos do prefeito. “Manter a eficiência da mobilidade urbana sustentável, especialmente para o fluxo do transporte coletivo, por ser o objetivo original do investimento, e garantir os benefícios ambientais do projeto”, afirma.   

Solução mais adequada

Ao longo dos últimos dois meses, reuniões intersetoriais, visitas a campo e novos levantamentos embasaram as decisões e análises que desenharam a solução mais adequada, considerando fatores limitantes, como ajustes em um projeto licitado e em execução, tetos de aditivos contratuais, impacto na eficiência da operação do sistema de transporte coletivo e no cronograma da obra. 

Dois consórcios, formados pelas empresas TCE Engenharia, Compasa e Viaplan, são executores das obras que seguem em andamento em outros pontos do lote. Foram feitas simulações de tráfego para entender como o trânsito altera a operação do transporte coletivo, especialmente na quadra entre a Avenida Iguaçu e a Rótula dos Anjos. Neste trecho está o maior ajuste feito no projeto, com a manutenção de quatro faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o ônibus. 

Para evitar cortes de árvores de grande porte e manter a permeabilidade do solo, as vias serão deslocadas para a margem direita da pista, com previsão de atingimento de imóveis e desapropriações. Dessa forma, o ônibus terá uma faixa exclusiva pela direita, podendo passar pela rótula sem ficar preso no congestionamento. 

“Meu compromisso é garantir que quem anda de ônibus gaste menos tempo, melhorando assim a qualidade de vida de quem usa o transporte coletivo e, com todas essas novas soluções, também da população do entorno da construção. Dá para fazer tudo de forma inteligente e sustentável”, ressalta o prefeito. 

Nova estação

Ainda na área de mobilidade, foram feitas análise de alteração da instalação da nova estação de integração do Santa Quitéria. 

Uma hipótese estudada foi a troca da estação-tubo pelo modelo prisma solar no ponto atual, mas essa alternativa foi descartada por não permitir integração de todas as linhas troncais e alimentadoras e ainda colocar usuários em risco durante a operação, por não ter espaço para embarque e desembarque sem a travessia das pistas.

Para essa questão, a solução foi manter a estação no ponto original do projeto, com alterações arquitetônicas que reduziram a área de impermeabilidade, ainda que sejam necessários os transplantes de mudas de árvores já plantadas no local. 

Parque linear

Outra solução para ampliar os benefícios ambientais foi o novo desenho orgânico das pistas de caminhada e vias cicláveis compartilhadas no interior do Eixo de Animação, que passará a ser categorizado como Parque Linear.  Em vez de novos equipamentos de lazer e esporte, será instalado paisagismo com soluções baseadas na natureza, usando jardins de chuva que ampliam a permeabilidade do solo e favorecem a biodiversidade local. 

“O Eixo de Animação será transformado em parque linear e a região vai ganhar um novo atrativo, que é o parque temático João Pé de Feijão”, explica Marilza Dias, titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A infraestrutura atual será mantida e revitalizada. 

Como resultado final, os ajustes feitos no projeto mantiveram os ganhos de mobilidade urbana sustentável, com integração total das novas linhas na estação Santa Quitéria e a faixa exclusiva para o transporte coletivo. 

A correção geométrica e a mudança de técnica construtiva permitiram ainda que menos árvores sejam impactadas com cortes. “Teremos um ganho relevante também na compensação da taxa de impermeabilização, que foi reduzida pela metade com o novo traçado, e será compensada em dobro, pelo paisagismo específico para ampliar a infiltração da água”, explica Ana Jayme.