Seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde para a redução do intervalo da dose de reforço da vacina contra covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga novo cronograma de antecipação para a semana de 27 a 30 de dezembro. Com isso Curitiba chega ao intervalo de 133 dias.
Segundo estimativas da SMS, 58.816 pessoas terão a aplicação antecipada. São pessoas que receberam a segunda dose até o dia 19 de agosto. Confira o cronograma abaixo.
A convocação de novo público depende da avaliação de estoque ou do envio pelo Ministério da Saúde de nova remessa de imunizantes. Para atingir o novo intervalo recomendado, 120 dias, o município precisa receber mais de 133 mil doses para aplicação na primeira semana de janeiro.
Alerta
A SMS orienta para que a população fique atenta ao aplicativo Saúde Já que enviará uma mensagem de alerta informando a nova data.
Quem não puder comparecer na data da convocação poderá buscar os pontos de vacinação nos dias de funcionamento para receber a dose extra na repescagem.
Unidades específicas
Devido ao recesso municipal, neste período o município contará com 21 Unidades de Saúde abertas que estarão atendendo as situações de saúde de maior urgência e também funcionarão como locais de aplicação da dose de reforço.
Além dos convocados para o reforço, poderão receber a vacina anticovid os faltosos de todas as aplicações.
Para garantir que nenhum morador da cidade fique sem a vacina, Curitiba tem mantido aberta a repescagem para todos que não puderam comparecer na data, tanto para a aplicação da primeira e segunda doses como para a dose de reforço.
Onde tem vacina
Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.
Orientação para receber dose e o reforço
Para receber a dose de reforço, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, e levar um documento de identificação com foto e CPF.
Cronograma de antecipação da dose de reforço entre 27 e 30 de dezembro
• Segunda-feira, 27 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 12 de agosto (antes seriam vacinados em 5 de janeiro);
• Terça-feira, 28 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 13 de agosto (antes seriam vacinados em 6 de janeiro);
• Quarta-feira, 29 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 17 de agosto (antes seriam vacinados em 7 de janeiro);
• Quinta-feira, 30 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 19 de agosto.