A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba deu mais um passo importante em seu projeto de readequação digital, iniciado em 2017: agora em dezembro, entrou no ar seu novo portal, que concentra todas as informações e serviços relacionados à área em um mesmo espaço.
O novo espaço virtual está dentro do site da Prefeitura, que também pode ser acessado aqui. O novo portal facilita a vida do cidadão ao concentrar, em um único lugar, informações e 80 serviços do Urbanismo em um espaço virtual mais amigável, acessível e responsivo.
Pelo portal, o cidadão pode solicitar alvarás (de obras, demolição, de publicidade e comerciais), certificado de conclusão de obra (CVCO), fazer a Consulta Informativa de Lote (CIL) e Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), pedir a fiscalização em imóveis, a criação de Indicação Fiscal, diversos serviços de Parcelamento de Solo (aprovação de loteamento, unificação de lotes, subdivisão, cadastramento e regularização de lote, prancha autenticada), transferência, aquisição e consulta de Potencial Construtivo, parecer Técnico para Retificação Administrativa, licenças para food trucks e ambulantes, correção de Dados Cadastrais da SMU, entre outros.
Também é possível fazer a consulta de protocolos em andamento ou, em caso de necessidade, fazer um agendamento para um atendimento presencial nos núcleos regionais do Urbanismo ou na própria secretaria, pela Agenda Online.
O novo portal também dispõe de manuais sobre os trâmites e a legislação vigente da área.
Modernização
O novo portal da Secretaria Municipal do Urbanismo foi elaborado com trabalho multissetorial de profissionais da SMU, da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP), do Departamento de Inovação e Inteligência de Dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS) e faz parte do processo de atualização digital da Prefeitura, que está repaginando portais das secretarias municipais com sistemas mais modernos.
Desde 2017, o processo de readequação digital da SMU migrou para o online mais de 90% dos serviços, agilizando o tempo de resposta ao usuário, dispensando deslocamentos para as solicitações e acompanhamento dos protocolos e reduzindo o prazo para respostas – vários serviços, como o resultado da Consulta Informativa de Lote (CIL), têm entrega na hora.
Mais acessível
A nova página da SMU está mais responsiva, possibilitando mais conforto na navegabilidade em smartphones e tablets, e mais acessível, com recursos para pessoas com deficiência.
No lado esquerdo da tela, um botão abre um link para uma caixa de ferramentas para tornar o site mais adequado para que pessoas com baixa visão e surdez tenham mais autonomia.
Nesta aba de acessibilidade, é possível mudar o contraste da página para mais escuro, mais claro, inverter as cores ou deixar tudo em preto e branco, destacar todos os links da página, aumentar o tamanho do cursor e destacar uma máscara de leitura para correr a página.
As fontes de todo o site podem ser alteradas, com letras maiores, menores, maior espaçamento entre as letras. Também há opção de leitores de tela, para pessoas com deficiência visual. No lado direito da tela, o ícone de duas mãos sobrepostas é um botão que, ao ser clicado, oferece o recurso de tradução do texto para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).