Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Anúncio na Catedral

Novo parque de Curitiba vai homenagear o papa Francisco

Missa 7º dia do Papa e concerto da Camerata na Catedral Curitiba, 27/04/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Curitiba prestou, neste domingo (27/4), um tributo ao papa Francisco, falecido no último dia 21, aos 88 anos. Durante a missa de sétimo dia, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o prefeito Eduardo Pimentel, ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin, anunciou que um novo parque na cidade será dedicado ao pontífice. 

A nova área verde será inaugurada em cerca de 60 dias e fica em uma importante área verde do bairro Abranches, situada entre o Parque das Nascentes do Belém e o Parque São Lourenço. A unidade de conservação terá função estratégica na contenção de enchentes do Rio Belém e contribuirá para reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, funcionando também como área de contenção natural de cheias.

Esperança e respeito

A missa pelo papa reuniu autoridades, representantes de diversas denominações religiosas e centenas de fiéis. Antes da celebração religiosa, três ipês-brancos foram plantados em frente à Catedral como símbolo de esperança e respeito ao meio ambiente, valores que marcaram o pontificado de Francisco. O plantio foi conduzido pelo prefeito Eduardo Pimentel, pelo ex-prefeito e atual secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, e por membros da comunidade.

“Hoje, ao plantarmos árvores em memória do papa Francisco, lembramos também o legado do maestro Roberto de Regina, fundador da Camerata Antiqua de Curitiba, que faleceu na última semana. Que o Espírito Santo ilumine os cardeais na escolha do novo papa, para que a Igreja continue a trilhar os caminhos da humildade e fé”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

A missa foi presidida por dom José Antônio Peruzzo, que em sua homilia ressaltou a simplicidade do papa diante da morte."Nenhuma honra, nenhum monumento. Francisco foi alguém que nos ensinou o valor do serviço discreto, da misericórdia sem alarde, da fé inabalável. Que nos deixemos ensinar por gente assim e não busquemos apenas recordar, mas também imitar", disse o arcebispo.

A cerimônia contou com a participação especial da Camerata Antiqua de Curitiba, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O grupo, formado por coro e orquestra, apresentou um repertório de música sacra, com obras de Gabriel Fauré, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach.

“Escolhemos um repertório que traduz, em sons, nossa reverência e gratidão por tudo que o papa representou”, afirmou Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Além da celebração na Catedral, missas de sétimo dia em homenagem ao papa foram realizadas em diversas paróquias da cidade, evidenciando a forte ligação de Curitiba com os valores propagados por Francisco.

Maestro emérito é lembrado

Durante a missa, também foi feita uma homenagem ao maestro Roberto de Regina, fundador e maestro emérito da Camerata Antiqua de Curitiba, que faleceu um dia após o papa Francisco. Seu legado para a música e a cultura curitibana foi reverenciado por meio da execução da peça Befiehl du deine Wege, da Paixão segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach, sob a regência de Mara Campos.

A missa foi encerrada com a execução de Libertango, de Astor Piazzolla, uma homenagem à Argentina, terra natal do papa Francisco. Entre os presentes estava o cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone, assíduo frequentador dos concertos da Camerata Antiqua de Curitiba.

“É uma honra participar desta homenagem tão sensível. A Camerata, que acompanho há tantos anos, hoje tocou com especial emoção, refletindo a grandeza espiritual do papa Francisco. Curitiba honra não apenas a memória de um argentino ilustre, mas de um líder universal que pregou a paz”, afirmou o cônsul.

Novo parque

O novo Parque em homenagem ao Papa Francisco será implantado em uma importante área verde do bairro Abranches, situada entre o Parque das Nascentes do Belém e o Parque São Lourenço. A nova unidade de conservação terá função estratégica na contenção de enchentes do Rio Belém e contribuirá para reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, funcionando também como área de contenção natural de cheias.

Também estiveram na cerimônia a deputada estadual Maria Victoria com a mãe, a ex-governadora Cida Borghetti, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e o vereador Lorens Nogueira.