Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Zelo nos bairros

Novo muro de contenção vai prevenir erosão na margem do Rio Belém em Curitiba

Obras de construção de muro de contenção no Rio Belém na divisa dos Bairros Abranches e Barreirinha - Curitiba, 05/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Para interromper um processo de erosão, a Secretaria Municipal de Obras Públicas está construindo um muro de contenção na margem do Rio Belém, na Rua Margarida Meirelles, no Abranches. A estrutura de concreto é necessária para evitar que o talude, que começou a desbarrancar devido ao excesso de chuvas do período, comprometa a estrutura da via, colocando em risco a passagem das pessoas e dos motoristas.

O problema na margem do rio foi identificado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, a partir de relatos da população sobre a abertura de um buraco na pista. A equipe iniciou os trabalhos na segunda quinzena de fevereiro e tem previsão para concluir no início e abril.

Serão 30 metros de barreira para evitar que o talude se movimente e acabe afetando a rua.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, “essa ação é preventiva e visa corrigir a instabilidade no solo do local, evitando a queda de árvores ou das margens para dentro do rio, o que tornaria a ação mais complexa e demorada, além de poder causar outros prejuízos na região”, afirma.

O Rio Belém corta a cidade de um extremo ao outro, tem sua nascente no bairro Cachoeira, e após percorrer 21,46 km de extensão, passando por 37 bairros, desagua no Rio Iguaçu, no bairro Alto Boqueirão.

Curitiba Contra Cheias

A construção do muro de contenção é uma ação do programa Curitiba Contra Cheias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O programa engloba diversas ações, como a limpeza e desassoreamento de rios e córregos, manutenção de estruturas de contenção e obras de macrodrenagem para aumentar a capacidade de extravasamento de águas pluviais.

As obras de macrodrenagem são realizadas em diferentes bairros e a população pode colaborar indicando locais que necessitam de atenção pela Central 156 de atendimento ao cidadão.

Em alta