Após a classificação de risco presencial, realizada pela equipe de enfermagem, os usuários avaliados com queixas leves (representadas pelas cores azul e verde) têm a opção de atendimento integrado com a Central Saúde Já Curitiba, que oferece videoconsulta médica.
Já os usuários que receberem classificação de risco amarela, laranja e vermelha serão sempre atendidos presencialmente.
Casos leves
A Central Saúde Já Curitiba terá uma linha especial de videoconsulta para os pacientes com queixas leves (cores azul e verde) encaminhados para esse atendimento pela UPA Fazendinha, numa fila virtual separada dos demais atendimentos da rede, para dar mais agilidade.
Por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba, o usuário receberá um link para realizar diretamente sua videoconsulta pelo celular.
A UPA Fazendinha terá cinco cabines privativas com internet gratuita, além de smartphones com o aplicativo Saúde Já Curitiba.
O usuário poderá escolher entre ser atendido em uma das cabines no seu celular ou nos aparelhos da UPA.
Haverá um profissional de saúde para orientar os pacientes nas cabines, dando informações sobre a Central Saúde Já, o uso do aplicativo, videoconsulta médica, além de como ter acesso a receitas e atestados.
Na videoconsulta, o médico da Central Saúde Já irá realizar a avaliação do paciente e orientar e receitar medicamentos para tratamento em casa.
O médico da Central Saúde Já poderá dar alta ao paciente, ou, se necessário, encaminhá-lo ao atendimento presencial complementar na UPA ou à continuidade da assistência na unidade de saúde.
Atendimentos presenciais continuam
Os usuários que receberem classificação de risco amarela, laranja e vermelha serão sempre atendidos presencialmente.
Os casos amarelos vão para um circuito que dá mais agilidade ao atendimento, além de assistência qualificada a demandas de menor complexidade. O modelo já funciona nas UPAs Pinheirinho e Boqueirão.
Os usuários passarão a ser atendidos em espaço individual e os profissionais de saúde irão se deslocar até ele para realizar a assistência.
A administração dos medicamentos será realizada pelos profissionais de enfermagem em carrinhos de medicação beira-leito, permitindo acesso ao prontuário e checagem em tempo real.
O resultado esperado é reduzir o tempo para a definição do caso com liberação para tratamento em domicílio e acompanhamento pela unidade de saúde, pelo programa Saúde em Casa, ou internamento hospitalar.
Os casos “laranjas” e “vermelhos” vão para as salas de emergência.