Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cerejeiras em flor

Novo colorido em parques e praças

Cerejeiras-do-Japão na praça do Japão. Curitiba, 07/07/2011 Foto: Valdecir Galor/SMCS

No auge da floração, as Cerejeiras-do-Japão dão mais um charme e um colorido especial a ruas, parques e praças da cidade nesta época do ano.  A beleza das cerejeiras pode ser vista, na praça do Japão, no Jardim Botânicos, nas ruas XV de Novembro, Sete de Setembro, Pasteur e nas avenidas Iguaçu e Anita Garibaldi.

No Jardim Botânico, cerca de 30 árvores formam um corredor do início do estacionamento até o portal de entrada do parque. Para que gosta de contemplar e registrar a beleza das cerejeiras é bom se apressar, porque a floração da espécie é rápida, normalmente no meio do inverno, durando no máximo 10 dias.

A Cerejeira-do-Japão, no tom rosa, é uma flor típica do inverno. As flores nascem somente depois da queda de todas as folhas da árvore, o que ocorre na época de frio. "É também uma forma de as flores ficarem mais visíveis, facilitando a polinização por abelhas", conta o biólogo Luiz Felipe Cavazzani, do Horto Municipal da Barreirinha.

As primeiras mudas de cerejeiras chegaram a Curitiba trazidas por imigrantes japoneses, há aproximadamente 80 anos. A espécie teve rápida adaptação ao clima curitibano. "Por ser uma árvore de pequeno e médio porte, pode ser usada na arborização pública viária", explica Cavazzani.

Apesar disso, a produção de mudas é pequena no Horto Municipal, mais para ornamentação, por ser a cerejeira uma espécie exótica. As espécies exóticas podem se tornar invasoras, tomando o espaço das espécies nativas.