O prefeito Rafael Greca lança, nesta quarta-feira (5/9), às 19h, no Teatro Guaíra, o Bom Negócio – Vale do Pinhão. A nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial do município agora se integra ao conceito do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para transformar Curitiba na cidade mais inteligente do país.
A reformulação do programa de empreendedorismo da Prefeitura mobilizou 23 integrantes da rede de inovação da cidade, entre universidades, entidades de fomento, especialistas em gestão e o terceiro setor.
Para Leila Terezinha Maranho, coordenadora de Pesquisa da Universidade Positivo, que representou a instituição no processo de reestruturação do Bom Negócio, o trabalho resultou em um programa de capacitação moderno e que vai preparar os micro e pequenos empresários para os desafios da nova economia. “Para que um negócio tenha sucesso, hoje é preciso investir em tecnologia, gestão moderna e compartilhamento de ideias. Todos estes conceitos integram agora o programa”, observa Leila.
Ronaldo Cavalheri, diretor-geral do Centro Europeu, explica que a escola de profissões da capital buscou agregar na reformulação do Bom Negócio a experiência de sua equipe de professores na formação de empreendedores voltados à economia criativa e às necessidades do mercado. “Todos os nossos cursos, como gastronomia, moda, inovação e áudio visual, preparam os alunos para aliar em seu negócio a criatividade e a gestão voltada a resultados”, salienta ele.
Programa
O Bom Negócio – Vale do Pinhão será totalmente gratuito e ofertado até dezembro deste ano. As inscrições começam no dia 6 de setembro e vão até o fim do mês neste site.
Nesse novo modelo, micro e pequenos empreendedores convencionais e de alto impacto (startups) de Curitiba serão preparados para adotar uma nova cultura de negócios.
No processo de atualização do programa foram realizadas reuniões semanais com a finalidade de planejar, fazer ajustes e validar a execução. Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de inovação da cidade, a mobilização de todo o ecossistema para a criação do Bom Negócio – Vale do Pinhão, por si só, já é um diferencial. “Conseguimos reunir profissionais especialistas, muitos deles concorrentes em suas áreas, para pensar solidariamente em prol do empreendedorismo em Curitiba”, comemora.
O programa terá uma jornada de 86 horas. As etapas, denominadas de “rotas”, serão presenciais e a distância (EAD). Na Rota 1, de 16 horas, serão abordados temas como planejamento, mercado e finanças. Esta rota é a distância e todos os alunos precisarão passar por ela.
A Rota 2 é composta por EAD (14 horas) e workshops, que ocorrerão no Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba, no Rebouças.
A Rota 3, de 56 horas, é presencial e terá sete encontros temáticos (gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócio). Os encontros presenciais ocorrerão em espaços das instituições parceiras, em vários pontos da cidade.
Após concluir o programa, o empreendedor receberá um certificado contendo três selos: Pinhão, Araucária e Gralha Azul, cada um representando uma etapa de formação e a evolução do empreendedor no programa.
Os inscritos no programa já poderão começar, no dia 6 de setembro, a Rota 1 (a distância). A formatura da primeira turma do Bom Negócio – Vale do Pinhão irá ocorrer no início de dezembro.