O Salão de Atos do Parque Barigui ficou lotado, na noite desta quarta-feira (5/12), para a formatura da primeira turma de formandos do Bom Negócio – Vale do Pinhão, novo programa de capacitação em negócios gratuito da Prefeitura. Representantes de entidades parceiras, professores, mentores e familiares estiveram presentes na entrega dos certificados aos 156 alunos que concluíram as três etapas do curso à distância e presencial. A jornada de capacitação foi relançada este ano pelo prefeito Rafael Greca.
Durante a abertura do evento, Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, destacou que o relançamento do Bom Negócio mobilizou, nos últimos seis meses, vários integrantes do ecossistema de inovação da cidade, dentro do conceito do Vale do Pinhão. “O processo de construção do novo programa envolveu 23 parceiros, entre representantes da Prefeitura, de universidades, de entidades de fomento, especialistas em gestão e o terceiro setor”, lembrou ela, que comanda o órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo da cidade.
Para Cris, a mobilização de todo o ecossistema para a criação do novo programa já é uma inovação. “Conseguimos reunir profissionais especialistas, muitos deles concorrentes em suas áreas, para pensar solidariamente em prol do empreendedorismo em Curitiba”, reforçou. Nesse novo modelo, micro e pequenos empreendedores convencionais e de alto impacto (startups) de Curitiba são preparados para adotar uma nova cultura de negócios.
Proprietária de uma loja de eletrônicos na Rua 24 de Maio, no Centro, a comerciante Aline de Paiva, 37 anos, atua há 12 anos no ramo e afirma que as aulas do Bom Negócio mudaram sua visão do empreendimento. “Eu precisava entender meu cliente mais e saber como atuar, principalmente, com marketing digital. Agora me sinto mais preparada para a concorrência, que é cada vez maior”, afirmou Aline, muito emocionada em receber seu certificado.
Recém-formada e dona de uma loja on-line de camisetas, a designer e publicitária Mariana de Souza, 24 anos, conta que para ela e o namorado/sócio, Jean Carvalho, 25 anos, os grandes desafios para o sucesso da empresa são o planejamento estratégico, a gestão de negócio e o controle de custos.
“O Jean já é especializado em marketing digital. Por isso, precisávamos entender melhor de controle de custos e gerenciamento do dia a dia da empresa. Ao participar dos módulos de gestão inovadora e financeiras do Bom Negócio, agora estamos preparados”, avaliou a formanda da capacitação.
Há quatro anos à frente de sua empresa de suporte de computadores, Anderson Carvalho Silva, 40 anos, garante que o Bom Negócio – Vale do Pinhão mudou sua estratégia de como conquistar mais clientes. “Há muita concorrência neste setor e, além da qualidade do serviço, ainda é preciso estar mais próximo dos clientes, através de um marketing mais eficiente e buscar novas maneiras para aumentar minha clientela”, contou, depois de receber a certificação de concluso do curso. Para ele, os módulos do programa da Prefeitura, como “Marketing, tecnologia e novos negócios” e “Mercado, produto, vendas e novo cliente” o qualificaram para rever estratégias e ajudar a conquistar novos contratos.
Inovação
Lançado em 2002, a primeira versão do Bom Negócio capacitou mais de 12 mil pessoas até 2012, quando foi suspenso. Devido à grande procura por capacitação empresarial, a Agência Curitiba relançou este ano a nova versão do curso, agora seguindo o conceito do Vale do Pinhão. O programa prevê o uso da tecnologia como aliada do crescimento, a adoção de gestões mais modernas, o compartilhamento de ideias e a aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.
Inscrições para 2019
O curso gratuito consiste em uma Jornada de Capacitação Empreendedora, que tem duração de três meses cada ciclo. Dividida em três etapas, a rota I e II são à distância, já a III é presencial, somando um total de 90 horas. Ao longo da jornada, os empreendedores puderam ainda receber orientações de 86 mentores, inscritos no programa, recebendo capacitação para melhoria do negócio e aconselhamento para os problemas do dia a dia.
As inscrições para os cursos de 2019 já estão abertas e as aulas à distância podem ser iniciadas no site do Bom Negócio - Vale do Pinhão. Em março, começarão os módulos da etapa presencial (rota III).
Show especial
Antes da entrega dos certificados aos 156 formandos, o público presente ao Salão de Atos do Parque Barigui pôde apreciar uma apresentação da cantora mirim Ana Júlia, 12 anos, participante do The Voice 2018, que abriu a noite com canções românticas. Um dos mentores do curso, Renato Bisognin, falou em nome dos 86 profissionais que orientaram os empreendedores individualmente. Já Edson Herek discursou em nome dos professores da rota presencial.
Estiveram presentes à formatura da primeira turma do Bom Negócio – Vale do Pinhão Veridiana Maranhão, superintende da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Felipe Thá de Carvalho; superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap); Mari Pessin, coordenadora do Bom Negócio – Vale do Pinhão; Leila Maranho, coordenadora de Pesquisa da Universidade Positivo; José Antonio Karam, presidente do Grupo Opet; Gilberto Zluhan, reitor do Centro Universitário Uniopet; Elcio Orlandi Calegari, diretor acadêmico da Fesp; José Ost, presidente executivo do Centro Europeu; Ronaldo Cavalieri, diretor geral do Centro Europeu; Cristiano Venâncio, gerente de Educação do ISAE/FGV; Marcos Mazzonetto, coordenador da Endeavor no Paraná; e Carla Selva, consultora de Negócios do Sebrae-PR.