Em abril deste ano, os moradores de três ruas do bairro Campo Comprido, na área de abrangência da Regional Portão, puderam presenciar melhorias no acesso às suas casas e aos estabelecimentos comerciais com as obras de recuperação do pavimento promovidas pela Prefeitura de Curitiba. Foram aplicados 866 metros de asfalto novo, garantindo trajetos mais acessíveis e seguros para aqueles que vivem e trabalham nas ruas Antônio de Pauli, Astolpho Nogueira e Pedro Koschla.
Essas ruas estão entre as mais de 165 contempladas somente neste ano pelo programa Asfalto Novo, que visa à recuperação da malha viária da cidade. No primeiro quadrimestre, foram entregues, em média, 41 ruas por mês. Ao longo de cinco anos, o programa alcançou uma marca de mais de 861 km de requalificação de vias.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues,o programa Asfalto Novo tem avançado semanalmente, levando os benefícios dos investimentos realizados na mobilidade urbana para os bairros, especialmente aqueles mais distantes do centro.
"Os benefícios vão desde o aumento da qualidade de vida das pessoas até a valorização dos imóveis e o aquecimento da economia, com a abertura de postos de trabalho nas frentes de obras", diz Rodrigues.
Moradores satisfeitos
As intervenções têm sido elogiadas pelos moradores, principalmente pelos que residem há mais tempo na região, como é o caso do aposentado Osmar Scorsin, de 89 anos, que vive há 64 anos na Rua Antônio de Pauli, onde as melhorias foram feitas em um trecho de 379 metros, entre as ruas Maria Bizinelli e Paulo Gorski.
"Meu avô foi o primeiro morador desta rua. Lembro-me quando ela era de terra, depois de antipó, mas agora, com esse novo asfalto, nem se compara. Ficou excelente", comemora Scorsin.
Para Sivanir de Oliveira, de 78 anos, a razão para celebrar é o tempo economizado na limpeza e manutenção de sua casa após a manutenção do asfalto em 405 metros da Rua Pedro Koschla, desde a Luiz Zilli até a Mário Zanlorenzi. "Agora não há mais tanto pó para limpar. Antes, quando os carros passavam, levantava uma nuvem de poeira, mas agora isso não acontece mais", relata.
O novo asfalto facilita o acesso a importantes espaços do bairro, como escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a Unidade de Saúde Santos Andrade.
Comerciantes e trabalhadores dos estabelecimentos comerciais também aprovaram as melhorias. Carlos Eduardo Prado, morador da Rua Pedro Koschla e funcionário do mercado Ponto Certo, destaca os benefícios em dobro. "A circulação por aqui melhorou. Tanto que o fluxo da rua aumentou e o movimento no mercado também", relata Prado.
Na mesma região, a Rua Astolpho Nogueira teve um trecho de 82 metros em obras, entre a Pedro Koschla e a Nelson Ferreira da Luz.
Programa Asfalto Novo
A mobilidade é uma marca da gestão Rafael Greca. O programa Asfalto Novo foi criado em 2017, com o objetivo de requalificar as ruas dos bairros das dez administrações regionais e garantir mais conforto e segurança à população. As intervenções já ultrapassaram a marca de 861 km de novo pavimento e são coordenadas pela Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura (Smop).