O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, participaram na manhã desta segunda-feira (14/4), ao lado do governador exercício do Paraná, Darci Piana, da inauguração do novo Ambulatório Médico Especializado (AME) do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.
Para construir o novo ambulatório, foram investidos R$ 12,9 milhões pela Secretaria de Estado da Saúde na reforma e adequação do prédio, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 3.768, no bairro Portão. A unidade vai ampliar a capacidade do hospital de realizar consultas de especialidades médicas para a população paranaense. Inicialmente, são esperadas 8 mil consultas e atendimentos por mês.
Do projeto ao grande resultado
Para o prefeito Eduardo Pimentel, participar da entregue da obra foi um processo realizador. Ex-secretário de Estado das Cidades, ele participou das etapas iniciais do projeto.
Eduardo Pimentel, prefeito.
“Eu tenho um orgulho muito grande dessa obra porque participei do processo de sua viabilização, com o secretário das Cidades, Guto Silva, e a Secretaria de Estado da Saúde. E hoje entregar a obra pronta na condição de prefeito de Curitiba é um orgulho muito grande”, disse Eduardo Pimentel.
Aos cidadãos metropolitanos
O prefeito lembrou que a nova estrutura traz benefício para todo o Paraná, mas principalmente para a Curitiba e região.
“Aqui serão atendidos os paranaenses que procuram o Hospital do Trabalhador, mas principalmente os paranaenses de Curitiba e região metropolitana. Nós somos uma cidade metropolitana e a capital do Paraná está de portas abertas para as ações em conjunto. É assim que nós trabalhamos em todas as áreas, principalmente na saúde” explicou.
Reforço importante
A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, disse que a chegada do novo AME é reforço importante para o programa municipal Especialidades em Ação, lançado em abril com o objetivo de ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano.
“A chegada do novo Ambulatório Médico Especializado é motivo de comemoração, já que ele foi projetado para atender à crescente demanda por atendimentos especializados pelo SUS, justo no momento em que estamos empenhados em reduzir o tempo de espera para atendimento dos pacientes”, disse Tatiane.
Mais leitos
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a partir do dia 22 de abril, os pacientes de trauma do Hospital do Trabalhador passarão a fazer consultas na nova sede do AME.
“Serão em torno de oito mil consultas e atendimentos por mês, inicialmente, mas eu não tenho dúvida que nós vamos ter que ampliar o ‘cardápio’, a grade de resolução de especialidades e subespecialidades, aqui nós vamos chegar logo a 14 mil consultas por mês”, estimou.
Segundo o secretário, o governador Ratinho Júnior já autorizou a contratação de um projeto para fazer a ampliação de leitos no Hospital Trabalhador no espaço onde funciona o antigo AME. A expectativa é de que sejam criados pelo menos mais 100 leitos adicionais no HT.
Beto Preto anunciou também o apoio para mais um investimento para setor de saúde de Curitiba.
“Aproveito esse momento para anunciar ao Eduardo Pimentel que nós temos muita alegria de ver como prefeito de Curitiba, o apoio para disponibilizar mais duas unidades de pronto atendimento (UPAs) para o município de Curitiba, com recursos garantidos do caixa do Tesouro do Estado do Paraná”, garantiu Beto Preto.
As novas UPAs constam no Plano de Governo de Eduardo Pimentel, como parte da estratégia de ampliação da estrutura de saúde da capital. Além delas, Curitiba também terá seis novas unidades básicas de saúde que serão implantadas nos próximos quatro anos.
Investimento de R$ 1,4 bilhão
O governador em exercício, Darci Piana, frisou que a entrega da novo AME mostra o quanto o Paraná está investindo em Saúde.
“Foram investidos 1,4 bilhão de reais na melhoria dos hospitais, em equipamentos para a saúde e hospitais novos. O governador Ratinho Júnior é um obstinado e cobra que nós temos que fazer da saúde o que fizemos na nossa educação: a melhor desse país. Estamos conseguindo, graças a esse trabalho do nosso secretário, da sua equipe”, comentou Piana.
Estrutura de ponta
O novo AME é equipado com uma estrutura de ponta, conta com 24 consultórios de especialidade médicas, seis salas para exames complementares e três salas para curativos, além de 22 salas de apoio operacional.
O corpo clínico do novo ambulatório vai contar com especialistas em diversas áreas, como ortopedia, cirurgia da mão, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia, urologia, otorrinolaringologia, anestesiologia e cardiologia.
Presenças
Participaram também do evento o diretor-superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Guilherme Graziani; o secretário de Planejamento, Ulisses Maia; o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os deputados estaduais Márcia Huçulak e Luis Corti; o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), José Fernando Macedo; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Romualdo José Ribeiro Gama; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Camila Fachin; o superintendente do Complexo do Hospital de Clínicas, Adonis Nasr; e a presidente do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp), a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad.