Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba que acolhe

Noventa haitianos recebem certificação em Língua Portuguesa

Noventa haitianos receberam seus certificados do Curso Instrumental de Língua Portuguesa, no Memorial de Curitiba na noite do dia 30/10 - Curitiba, 30/10/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Noventa haitianos receberam seus diplomas na noite desta quarta-feira (30/10), durante a Cerimônia de Certificação do Curso Instrumental de Língua Portuguesa, no Memorial de Curitiba.

Eles fizeram o curso gratuitamente, em escolas da rede municipal que ofertam a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

“Estou há um ano no Brasil, receber este diploma significa muito para mim”, comemorou Bárbara Tidè, haitiana de 28 anos.

O curso, em nível básico, facilita a comunicação dos estrangeiros em atividades cotidianas como ajudar os filhos nas tarefas escolares, expressar-se no posto de saúde, solicitar informações, realizar operações bancárias, alugar um imóvel e fazer compras.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Brasil tem sido bastante procurado pelos haitianos desde 2010, quando um terremoto devastou a ilha. Eles vêm para reconstruir a vida e muitos encontraram em Curitiba um novo lar.

“Mas a barreira do idioma dificulta a regularização da situação dos haitianos e a procura por emprego. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação oferta o curso instrumental de Língua Portuguesa, elaborado para facilitar o primeiro contato entre os imigrantes e o português”, disse Maria Sílvia.

A presidente da Associação dos Haitianos de Curitiba, Laurette Bernardin, agradeceu o apoio da Prefeitura de Curitiba à comunidade haitiana. “Chegar num país e não saber falar a língua é algo muito, muito difícil. Por isso esse curso ajuda muito”, relatou Laurette.

O atendimento aos haitianos começou há sete anos, com turmas pequenas que foram sendo ampliadas ao longo dos anos, conforme a demanda.

Presenças

Também participaram da formatura a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a coordenadora do Projeto Haiti, professora Ciomara Amorelli; e a gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria Gorete Stival.