Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mês da Consciência Negra

Novembro terá feira literária e apresentações gratuitas no Largo da Ordem

Novembro terá cerca de 150 eventos dentro da programação do Mês da Consciência Negra em Curitiba.. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

Novembro terá cerca de 150 eventos dentro da programação do Mês da Consciência Negra em Curitiba. A maior parte das atividades é gratuita e envolve lançamento de livros, exibição de filmes, exposições fotográficas, atividades de literatura e apresentações culturais.

As atividades ao longo do mês de novembro têm o objetivo de promover a reflexão sobre o tema e o enfrentamento ao racismo.

A programação é coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Assessoria de Direitos Humanos - Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura e envolve outras secretarias, como Educação, Esporte, Lazer e Juventude e as Administrações Regionais.

“Teremos desde apresentações de capoeira, feiras de artesanato, palestras e debates até a grandiosa Festa do Rosário, no Largo da Ordem”, explicou a assessora da Promoção de Igualdade Racial de Curitiba, Marli Teixeira Leite.

Outra das atrações do Mês da Consciência Negra é o concurso Dandara e Zumbi, que será feito no dia 9 de novembro, no Memorial de Curitiba, a partir das 13h. O concurso tem entrada grauita e poderá ser acompanhado pelo público. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone 99193-4357 (WhatsApp).

Festa do Rosário

A Festa do Rosário 2019 será o ponto alto da programação e vai acontecer de 14 a 17 de novembro, no Largo da Ordem. Esta será a décima edição consecutiva da festa.

Dentro da Festa do Rosário haverá a Feira Literária Afro-paranaense (Flap), apresentações de culturas populares de matrizes africanas e a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem, no dia 17 de novembro, a partir das 9h30.

A Festa do Rosário é promovida pelo Centro Cultural Humaitá - Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira e diversos parceiros, como a Pastoral Afro, a livraria Vertov, Orixá Bazar Pingo de Ouro, Fórum de Religiões de Matriz Africana de Curitiba e Região Metropolitana, Casa dos Orixás, Tambores do Paraná, Editora Humaitá, Samba do Compositor Paranaense, Canjão, Bloco Afro Pretinhosidade, Princesas do Samba, escritores e intelectuais negros e negras, Coletivo Dunyabem, Linha Preta Curitiba, diversos mestres e mestras da cultura popular, terreiros, roças, ilês, abassás, artistas e preservadores das culturas populares e sacerdotes e sacerdotisas de diversas denominações religiosas, e o Núcleo de estudos afrobrasileiros da UFPR.

A festa também conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, através da fundação Cultural e da Assessoria da Promoçaõ de Igualdade Racial. Confira a programação completa no informativocentroculturalhumaita.wordpress.com 

Eleição do Comper

No dia 19 de novembro a partir das 14h será feita a eleição das entidades habilitas a fazer parte do Conselho de Políticas Étnicos Raciais de Curitiba – Comper. 

“Lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, com canal efetivo de diálogo com as organizações, e a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial são formas de Curitiba comemorar o Mês da Consciência Negra com ações, recursos e parcerias. É o governo municipal e a sociedade civil se unindo na desafiadora empreitada do enfrentamento ao racismo”, explicou Marli.

Dança

A Casa Hoffmann, no Largo da Ordem, também terá uma programação especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. De 7 a 9 de novembro será feita a oficina Pontes Móveis em Travessias Afro-contemporâneas.

Os cursos serão das 14h às 18h e têm inscrição gratuitas pelo site www.sympla.com.br/casahoffmann

Música

O Conservatório de Música Popular Brasileira, no Largo da Ordem, vai promover apresentações gratuitas entre os dias 5 a 28 de novembro. A programação conta com rodas de choro e shows de artistas curitibanos.

Todas as atividades são gratuitas e fazem parte da programação do Mês da Consciência Negra.

Feira de afroempreendedorismo

A Praça Zumbi dos Palmares vai receber a Feira Cultural e do Afroempreendedorismo, no dia 10 de novembro, das 14h30 às 17h30.

Serão comercializados bolsas, toalhas, brincos, bonecas, produtos de crochê, imagens referentes as religiões de matrizes africanas, tecidos e roupas africanas e afro-brasileiras. Também haverá opções gastronômicas durante a feira.  

Em alta