O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, fizeram a entrega simbólica de 167 novos veículos, entre carros e motos, que vão reforçar a frota da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (19/4), em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui.
“Não é todo dia que podemos entregar 167 veículos para um órgão de Curitiba. Nós sempre fazemos o melhor possível para nossos servidores e a população. Hoje, devolvo para os curitibanos uma prefeitura sustentável, com condições de garantir a compra de equipamentos, segurança e desenvolvimento para todos. O melhor de Curitiba é o seu corpo de funcionários e seu povo”, disse o prefeito.
Os veículos zero quilômetro fazem parte da renovação e ampliação da frota da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), que passará de 151 para 238 veículos. Os veículos estão sendo entregues em lotes.
"Hoje é mais um dia em que nós fornecemos equipamentos para que cada guarda e cada agente de trânsito possa realizar seus atendimentos com segurança em Curitiba. Sempre que pudermos equipar e valorizar os servidores da SMDT, nós o faremos. É uma grande alegria poder manter nosso compromisso com os funcionários e garantir a qualidade na execução do trabalho de todos", afirmou Eduardo Pimentel.
Para o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto, a entrega dos 167 novos veículos revela a valorização do trabalho da secretaria. "Além de modernos, os veículos atendem perfeitamente às necessidades dos servidores”, disse Semmer Neto.
Veículos
As 46 viaturas entregues à Guarda Municipal são da marca Renault, modelo Duster, já adaptadas às necessidades da corporação e com duas câmeras veiculares embarcadas em cada uma, que serão monitoradas pelo Centro de Comando e Controle (CCO) da Muralha Digital. A GM também recebeu 32 motocicletas, nos modelos Triumph Tiger 900 e Honda XRE 300.
Também contemplada neste lote, a Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) recebeu um veículo modelo Duster. Outros dez veículos modelo Polo serão destinados aos setores de apoio da pasta.
A Superintendência de Trânsito (Setran) recebeu 57 viaturas, nos modelos Duster e Polo, além de 21 motocicletas Honda XRE 300.
Renovação da frota
Além da Defesa Social e Trânsito, outras secretarias e órgãos da administração indireta estão recebendo veículos novos. Ao todo, estão sendo entregues 854 veículos zero quilômetro, a maioria para transporte de pessoas. Também há motocicletas, caminhões, caminhonetes, ônibus, utilitários, vans, picapes e ambulâncias adequadas ao transporte de pacientes.
"Os veículos são mais eficientes energeticamente. São movidos a álcool em grande maioria, o que é muito menos poluente que a gasolina. Além disso, é uma frota mais moderna, bem equipada e segura para os servidores", afirmou o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira.
Presenças
Participaram o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello; os vereadores Rodrigo Reis, Tico Kuzma, Mauro Bobato e Marciano Alves; o assessor especial de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; a superintendente de Administração da Smap, Alessandra Paluski; o diretor do Departamento de Gestão de Serviços da Smap, Paulo Cesar Bozza; o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; os diretores da Superintendência de Trânsito, Maurício Razera, José Carlos Felipus Costa, Bernardo Fidalgo de Barros e Claudionor Agibert; o chefe de gabinete da SMDT, Heitor Manfrinato; o coordenador da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro; o coordenador da Cosedi, Marcelo Solera; o diretor do Gabinete de Gestão Integrada, Munir Guérios Filho, chefes de núcleo da Guarda Municipal e demais servidores da Defesa Social e Trânsito.