As unidades de esporte e lazer abertas recentemente pela Prefeitura já estão atendendo 3.400 pessoas com equipamentos novos e professores qualificados em diversas atividades – como natação, dança, musculação, pilates, lutas diversas, xadrez e esgrima.
Os centros nas praças Oswaldo Cruz e Afonso Botelho foram inaugurados em março; em abril, foi a vez dos Clubes da Gente do Boa Vista e de Santa Felicidade.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, lembra que foi exatamente para permitir que a população usufruísse os benefícios que o prefeito Rafael Greca determinou a conclusão desses espaços logo no início da gestão (muitas obras estavam paradas ou atrasadas e foram retomadas pela Prefeitura).
“São espaços para a família”, diz Trautwein. “Vamos fazer uma cidade mais alegre e saudável por meio do esporte e do lazer.”
Cardápio
Na Oswaldo Cruz, o Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser tem 1.200 usuários inscritos. O espaço fornece aulas de natação, polo aquático, ginástica, ginástica para terceira idade, alongamento, dança circular, musculação e xadrez.
Já a praça Afonso Botelho está com 293 inscritos –ainda há vagas em diversas modalidades. Hoje o centro já tem aulas de vôlei de praia, futevôlei, futebol de areia, muay thai, boxe, MMA, Luta Olímpica, Capoeira, alongamento, pilates solo, aerolocal, tai chi chuan e esgrima. O número de vagas tende a aumentar ainda mais, uma vez que novas modalidades vão ser incluídas. Em breve a praça terá jiu-jitsu, tênis de praia e futebol americano.
O Clube da Gente do Boa Vista, por sua vez, conta 1.100 pessoas inscritas nas três modalidades que oferece: ginástica, natação e hidroginástica. Em breve serão abertas turmas de taekwondo, karatê e judô.
No Clube da Gente de Santa Felicidade são oferecidas aulas de natação, hidroginástica, ginástica artística, ginástica, ginástica para terceira idade, karatê, jazz e alongamento, para 800 inscritos.
Veja como e por que as pessoas estão usando os novos espaços.
Tudo pode ser resumido numa frase: “Mais qualidade de vida”.

Rute Zimermann Moreira, dona de casa, 59 anos
Bairro onde mora: Bairro Alto
Unidade que frequenta: Clube da Gente do Boa Vista
Modalidade: hidroginástica
Frequência: duas vezes na semana
Objetivo: prevenir dores na coluna
Rute foi ao Clube da Gente por uma determinação médica. “Meu médico sugeriu que eu fizesse hidroginástica ou pilates, pois tenho dores crônicas na coluna”, explica a dona de casa. “A hidro me faz muito bem e previne que eu sinta essas dores”, relata Rute, que mora próximo ao clube.
Clube da Gente do Boa Vista
Endereço: Rua Joaquim da Costa Ribeiro, 31
Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 21h
Telefone: (41) 3238-1088

Kauany Beatriz dos Santos, estudante, 11 anos
Bairro onde mora: Santa Felicidade
Unidade que frequenta: Clube da Gente de Santa Felicidade
Modalidade: natação
Frequência: duas vezes na semana
Objetivo: virar atleta profissional
A pequena Kauany mostrou interesse desde cedo na natação. “Sempre gostei de água, mas não sabia nadar”, conta. Quando sua mãe, Tatiane Ribeiro dos Santos, soube das vagas no Clube da Gente correu para inscrever a menina. Além das amizades, o objetivo é desenvolver suas habilidades no esporte até onde conseguir. “Quero ser nadadora profissional”, afirma Kauany.
Clube da Gente de Santa Felicidade
Endereço: Clube da Gente de Santa Felicidade - R. Daniel Cesário Oliveira, 681
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Telefone: (41) 3296-3261

Lucineia Rocha, atendente, 38 anos
Bairro onde mora: Rebouças
Unidade que frequenta: Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser
Modalidade: musculação
Frequência: três vezes na semana
Objetivo: ganhar massa muscular
Lucineia conheceu a estrutura do centro quando foi inscrever sua filha nas aulas de natação. “Vim trazer, mas os aparelhos novinhos e o atendimento dos professores me empolgaram também”, lembra. Ela faz musculação com o objetivo de aumentar sua massa muscular. “É bom para a saúde e melhora parte estética também.”
Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser
Endereço: Praça Oswaldo Cruz - Água Verde
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
Telefone: (41) 3323-1777 / 3323-5433

Rafael da Silva de Jesus, estudante, 15 anos
Bairro onde mora: Cachoeira
Unidade que frequenta: Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho
Modalidade: vôlei de praia
Frequência: três vezes na semana
Objetivo: voltar a praticar esportes
Rafael já treinou vôlei, no entanto, um acidente o tirou das quadras. Agora, passou a treinar a modalidade de praia, que acredita ter menos impacto e mais participação. “Como são apenas duas pessoas, tem um entrosamento melhor”, avalia. O garoto voltou para a escolinha para retomar os fundamentos e agora já sonha com a possibilidade de participar da seleção de desempenho da cidade. “Sempre gostei de desafios”, enfatiza.
Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho
Endereço: Praça Afonso Botelho - Água Verde
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 22h.
Telefone: (41) 3350-3980