A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), órgão responsável pela fiscalização das edificações na Prefeitura de Curitiba, aumentou em 60% o número de atendimentos realizados em 2024, em comparação ao ano anterior. Em 2023, foram realizadas 2.523 vistorias, enquanto que, em 2024, até outubro, foram feitas 4.049 vistorias.
O órgão é responsável pela fiscalização de todos os tipos de edificações no município de Curitiba. Além dos imóveis de uso habitacional e comercial, é a Cosedi que avalia as estruturas de locais de reunião de pessoas, como estádios, hospitais, entre outros. Elevadores, antenas de telecomunicações e para-raios também são vistoriados pela equipe.
Segundo o coordenador técnico da Cosedi, Marcelo Solera, o aumento no número de atendimentos deve-se à chegada de novos recursos tecnológicos, como tablets e impressoras Bluetooth, que facilitam e tornam mais ágeis as vistorias realizadas. Além disso, houve um aumento na equipe e a adição de mais um veículo à frota disponível.
“Com esses avanços, foi possível aumentar a capacidade operacional da Cosedi. Anteriormente, eram realizadas sete vistorias diárias, mas com as melhorias implementadas, agora conseguimos realizar até 30 vistorias por dia”, explicou Solera.
Trabalho preventivo
Além dos serviços de fiscalização, a Cosedi implementou um trabalho preventivo em unidades de habitação coletiva, oferecendo orientações sobre vistorias preventivas nas manutenções de elevadores, na parte estrutural das edificações e no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).