Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atenção para o desvio

Novas obras de pavimentação na Linha Verde Norte alteram trânsito em Curitiba

Desvio na via local da Linha Verde Norte para dentro da nova trincheira, no Atuba, para abertura de novas frentes de pavimentação. (Imagem sentido Atuba-Colombo). Curitiba, 15/01/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Para abertura de uma nova frente de pavimentação nas obras da Linha Verde Norte (Lote 4.1) há nova mudança no trânsito da região do Atuba. Desde às 9h30 desta segunda-feira (15/1), a pista local no sentido norte, na altura do viaduto da Rua Alberico Flores Bueno, foi bloqueada à passagem de motoristas. O bloqueio é numa extensão de 760 metros. 

O desvio acontece pela nova pista principal implantada no interior da nova trincheira no sentido norte, com as opções de saída para São Paulo ou para Colombo, na Região Metropolitana.

Com a mudança no trânsito, estão sendo liberadas novas frentes de serviço para continuar as obras de pavimentação e implantação de meios-fios. O local estå sinalizado e o motorista deve ficar atento à mudança, cuja previsão é durar até fevereiro.

Na Linha Verde, a velocidade permitida é de 70 km por hora, porém, nos trechos em obras, o limite baixa para 40 km por hora.

Lote 4.1

O Lote 4.1 é o trecho final da Linha Verde. O trecho abrange quase 3 km de extensão, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana, e receberá as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.

Os trabalhos são os mais complexos da intervenção. Incluem as chamadas obras de arte (trincheiras e alças de acesso), terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar.

Trechos entregues

Na gestão do prefeito Rafael Greca foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte, do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, com extensão aproximada de 2,46 km, e o 3.2, com extensão de 2,8 km, que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.

Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo foram concluídos.