A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está finalizando a construção de 18 novas casas na CIC. Trata-se da primeira etapa de entrega das 88 unidades do Moradias Castanheira, conjunto destinado a famílias que vivem em condições precárias nas margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho.
“Benefício não só para as famílias, que passarão a viver em segurança, longe do risco de enchentes, mas também para a cidade, que terá margens de rio liberadas para a recuperação ambiental”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Nessa semana, equipes da Sanepar deram sequência às ligações de esgoto do conjunto. Ao fim das obras de saneamento serão feitos os acabamentos nas 18 unidades habitacionais, que têm entrega prevista pela diretoria técnica da Cohab para o mês de outubro.
“Estamos empregando recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social para acelerar a entrega dessas unidades para atender as famílias que aguardam ansiosas pelas novas moradias”, afirma a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski
Próximo à Administração Regional CIC, o Moradias Castanheira conta com sistema viário pavimentado, calçadas em concreto, rampas de acessibilidade, galerias de drenagem, redes de água, esgoto e iluminação pública.
Serão atendidos moradores das vilas Ulisses Guimarães e Piratini, ambas no Pinheirinho. As duas comunidades enfrentam problemas de enchentes e alagamentos, pois estão em local impróprio para a habitação, dentro da faixa de preservação do Ribeirão dos Padilha.
“Famílias curitibanas que saem da informalidade para viver na urbanizada Cidade Industrial. O programa habitacional de Curitiba garante sempre os contratos em nome das mulheres, que são os pilares da família. Que as novas casas possam transformar a vida dessas pessoas”, diz o prefeito Rafael Greca.
Sorteio
Na próxima terça-feira (20/9), as 18 famílias que serão reassentadas participarão de um sorteio coordenado pelo Departamento de Serviço Social da Cohab para definir qual será a casa de cada uma delas. Com base na planta do loteamento, uma a uma as famílias sorteadas escolherão a posição de seus imóveis.
Os contemplados passarão a habitar região de completa infraestrutura e bem amparada por equipamentos e serviços públicos. Os locais desocupados serão revitalizados com obras de recuperação ambiental, que incluem plantio de grama, árvores nativas, equipamentos de estar e lazer.
Além da entrega das 18 unidades em outubro, até o final do ano serão finalizadas outras 14 casas para reassentar mais famílias que vivem na Bacia do Ribeirão dos Padilha. A construção das 56 unidades que completam o Moradias Castanheira está em fase de contratação.