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Regional Bairro Novo

Nova rotatória desafoga o trânsito na região do Umbará

Implantação de rotatória na Estrada do Ganchinho no Umbará. Curitiba, 20/01/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Rotatória e obras de correção geométrica na Estrada do Ganchinho, marginal à rodovia BR-116, no Contorno Leste, já organizam a circulação viária e estão garantindo melhor fluidez e segurança no trânsito da região, no bairro Umbará. A rotatória substituiu o antigo semáforo no cruzamento com a Rua Antônio Augusto de Brito, no trecho junto à Rua Helena Grodski.

“Conforme o dia e o horário, nossos caminhões levavam 20 minutos para percorrer 300 metros. Quando um caminhão quebrava no sinal, parava tudo na marginal”, conta Adriano Riwas, empreendedor na região há nove anos, dono de uma oficina mecânica e transportadora, a Hyva Oficina.

O gerente da empresa Profreios, Fabiano Mireski, observa que esse trecho é muito importante para toda a região, pois liga ao Umbará e também permite o acesso à Ceasa. “Aqui era muito travado”, comenta ele, que já notou diferença.

Segundo o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim, a população esperava alguma intervenção há muito tempo. “Nós recebíamos cerca de 50 solicitações semanais por conta desse semáforo. Com essa obra, nós resolvemos um problema de 20 anos”, desabafa Wernek.

Ele destaca que, além da rotatória, o trecho foi realinhado, foram implantadas calçadas, e os pontos de ônibus foram relocados alguns metros para garantir segurança aos usuários das três linhas de ônibus. A iluminação está sendo substituída e os últimos ajustes estão sendo feitos.

O prefeito Rafael Greca esteve no cruzamento onde a rotatória foi implantada na tarde desta quinta-feira (20/1) e teve motorista que passou de carro comemorando a obra.

Contratado e pago pela Rede Condor, o conjunto de obras, que inclui a rotatória é medida mitigadora devido ao Centro de Distribuição do Condor, instalado na região. A implantação garante a qualidade do tráfego no entorno. O serviço foi acompanhado de perto pela Concessionária Arteris Litoral Sul e o projeto tem a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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