Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Área verde

Nova praça na CIC reforça os laços diplomáticos e a parceria entre Curitiba e a Suécia

Prefeito Rafael Greca acompanhado da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, do presidente da Volvo Ônibus, André Marques, do conselheiro da embaixada da Suécia, Jonas Motpaz, da secretária de Meio Ambiente, Marilza Dias, vereadores e outras autoridades, inaugura a Praça da Suécia em Curitiba. Curitiba, 28/11/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Curitiba ganhou mais uma praça, nesta terça-feira (28/11). A Praça da Suécia foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca e também integra a revitalização e a obra de correção geométrica que a Prefeitura de Curitiba fez na Eduardo Sprada, no cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na CIC.

A nova praça foi feita em uma parceria com a Volvo do Brasil, que cedeu em comodato a área para a Prefeitura de Curitiba executar a obra. A praça é uma homenagem ao país onde foi criada a empresa, a Suécia. A área total de lazer para os moradores é de 2,9 mil metros quadrados e o investimento da Prefeitura foi de R$ 1,7 milhão na obra.

“Essa escultura do barco viking representa essa extraordinária fábrica que atravessou o Oceano Atlântico e trouxe 5 mil empregos aqui para Curitiba. A fábrica da Volvo está na geografia e na história de Curitiba. Aqui é o endereço da inovação”, disse o prefeito Rafael Greca.

A Praça da Suécia foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli e tem uma escultura de aço em formato de um barco viking, formando a bandeira do país escandinavo. A obra de implantação da praça foi coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  A escultura remete a um barco singrando as águas, com a quilha da embarcação projetada como a flâmula da bandeira sueca.

Além da escultura, a Prefeitura plantou 15 mil mudas de flores tagetes amarelas e 12 árvores (6 extremosas e 6 quaresmeiras), além de duas araucárias. Os funcionários do Meio Ambiente também cercaram um ninho de quero-quero com pedras para proteger os filhotes que vão nascer. 

Parceria

Ao lado da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Lovisa Wallensteen, o prefeito Rafael Greca lembrou que as relações diplomáticas entre o Brasil e a Suécia já existem há 200 anos. A embaixadora falou sobre a parceria entre o país escandinavo com Curitiba.

“É uma imensa honra participar dessa inauguração da Praça da Suécia e parabéns para Curitiba que foi escolhida a Cidade Mais Inteligente do Mundo. A Suécia tem muito orgulho de ser parceira de Curitiba”, afirmou Karin.

O presidente da Volvo Ônibus, André Marques, também destacou o orgulho de ter uma Praça da Suécia inaugurada na cidade. “Para nós é um momento de muito orgulho, o reconhecimento da cultura sueca em Curitiba. Chegamos aqui no final da década de 1970 e hoje também somos curitibanos”, disse Marques.

Correção geométrica

A revitalização da Eduardo Sprada corrigiu o traçado da rua, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas, no encontro com a Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a rodovia BR-376, para seguirem seu itinerário pela via.

Presenças

Também participaram da inauguração da Praça da Suécia a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; o diretor Regional da C40, Ilan Cuperstein; o chefe de Veículos de Emissão Zero para a América Latina da C40, Gabriel Tenembaum; o conselheiro da Embaixada do Reino da Suécia, Jonas Montpaz; os administradores regionais da CIC, Raphael Keiji Assahida, e do Portão, Gerson Gunha; o assessor Especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, Guilherme Schlichta; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Tiago Waterkemper; o presidente da Curitiba S/A, Marcelo Linhares Frehse; as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e os vereadores Zezinho do Sabará, Mauro Bobato e Mauro Ignácio.