O Instituto Municipal de Turismo (IMT) iniciou nesta segunda-feira (17/2) a segunda missão internacional, dando continuidade ao compromisso da nova gestão com a inovação e o desenvolvimento do setor em Curitiba. Depois de participar de uma missão em Madri, na Espanha, o IMT agora está para Portugal, país que se tornou referência global na modernização do turismo, equilibrando tradição, tecnologia e sustentabilidade.
A missão técnica, que vai até o dia 23 de fevereiro, tem como objetivo realizar um processo de pesquisa e comparação de boas práticas no turismo de Portugal, identificar estratégias inovadoras e aprimorar o desempenho no setor. Durante a imersão, Elaine Rodrigues Leal, gestora de Projetos Estratégicos do IMT, terá acesso a hubs criativos, agências, hotéis e empresas que reinventaram a identidade turística do país, transformando produtos tradicionais, como a sardinha, o pastel de bacalhau e os ovos moles, em experiências autênticas e inovadoras para visitantes de todo o mundo.
“Essa missão internacional é um marco para o IMT e para Curitiba. Portugal passou por um grande processo de reestruturação no turismo e queremos entender como essa transformação aconteceu. Nosso foco é trazer referências concretas para fortalecer e inovar a oferta turística da nossa cidade, aliando tradição, tecnologia e sustentabilidade”, afirma Elaine.
Além do IMT, participam representantes do Viaje Paraná, da Fecomercio, do Sebrae, da Itaipu Binacional e empresários de Curitiba e Foz do Iguaçu.
Curitiba de olho em novos mercados
O itinerário da missão inclui visitas a Lisboa, Aveiro e Porto, três cidades que se destacam no cenário europeu por suas políticas públicas, tecnologia e integração entre turismo e economia criativa. Entre os temas analisados pelo IMT, estão inovação na gestão e operação do turismo; modernização e diversificação da oferta turística; sustentabilidade e ocupação de espaços públicos; marketing turístico e promoção de destinos; e uso de tecnologia para impulsionar negócios turísticos.
A capital portuguesa, Lisboa, é a primeira parada da missão e segundo Elaine, a expectativa é que os aprendizados dessa experiência possam ser aplicados no desenvolvimento de novos projetos para fortalecer a economia local e tornar a cidade ainda mais atrativa para visitantes nacionais e internacionais.